sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Nova Exegese, o Triunfo do Modernismo sobre a Exegese Católica



A NOVA EXEGESE, O TRIUNFO DO MODERNISMO SOBRE A EXEGESE CATÓLICA
Autor: Monsenhor Francesco Spadafora
LIBERDADE DE ERRO

Como um fruto da equivocidade do Concílio, no pós-concílio encontramos o triunfo da nova exegese, totalmente modernista, a qual, tendo como cabeça o Cardeal Martini, nega a inerrância absoluta da Sagrada Escritura, a autenticidade e historicidade dos Evangelhos, despreza a orientação do Magistério Infalível da Igreja, mas se proclama ser de tal modo fiel ao “Divino Afflante Spiritu” de Pio XII, (reduzida a poucas citações neo-modernisticamente interpretadas), à Instrução da Pontifícia Comissão Bíblica (preparada e aprovada pelo Cardeal Bea), e à Constituição DEI VERBUM do Vaticano II(também essa reduzida àquelas partes que podem servir à causa neo-modernista e falaciosamente interpretada).

Encíclica "Divini Redemptoris", de Pio XI



ENCÍCLICA

DIVINI REDEMPTORIS

DO PAPA PIO XI

SOBRE O COMUNISMO ATEU

Encíclica "Quanta Cura", de Pio IX



ENCÍCLICA

QUANTA CURA

DO PAPA PIO IX

SOBRE OS PRINCIPAIS ERROS DA ÉPOCA

Aos Veneráveis Irmãos Patriarcas, Primazes, Arcebispos, Bispos e demais

Ordinários em paz e comunhão com a Sé Apostólica

Constituição Apostólica "Quum Inter Nonnullos", de João XXII



CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA

QUUM INTER NONNULLOS

PAPA JOÃO XXII

JOÃO BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA

DEFINIÇÃO DOGMÁTICA DA POBREZA DE CRISTO E DOS APÓSTOLOS, E CONDENAÇÃO DA HERESIA DA ABSOLUTA POBREZA

Carta Apostólica "Testem Benevolentiae", de Leão XIII


CARTA APOSTÓLICA

TESTEM BENEVOLENTIAE

DO PAPA LEÃO XIII

AO CARDEAL JAMES GIBBONS
SOBRE O "AMERICANISMO"


A nuestro querido hijo, James Cardenal Gibbons, Cardenal Presbítero del Título de Santa María del Trastevere, Arzobispo de Baltimore:

León XIII, Papa 

Decreto "Lamentabili Sine Exitu" de São Pio X


DECRETO

LAMENTABILI SINE EXITU
DO PAPA PIO X

DAS PROPOSIÇÕES DOS MODERNISTAS CONDENADAS PELA IGREJA 
DECRETO DA SAGRADA INQUISIÇÃO ROMANA E UNIVERSAL

Quarta-feira, 3 de julho de 1907.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Encíclica "Mystici Corporis Christi", de Pio XII




ENCÍCLICA

MYSTICI CORPORIS CHRISTI

DO PAPA PIO XII

O CORPO MÍSTICO DE JESUS CRISTO
  E NOSSA UNIÃO NELE COM CRISTO




Aos Veneráveis Irmãos Patriarcas, Primazes, Arcebispos, Bispos e demais
Ordinários em paz e comunhão com a Sé Apostólica



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Constituição Apostólica "Quo Primum Tempore", de Pio V



CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA

QUO PRIMUM TEMPORE

PAPA SÃO PIO V

PIO BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
DE PERPÉTUA MEMORIA

ESTABELECIMENTO ETERNO DO CANON DA MISSA TRIDENTINA

Constituição Apostólica "Munificentissimus Deus", de Pio XII




CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA

MUNIFICENTISSIMUS DEUS


PAPA PIO XII
PIO BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA


DEFINIÇÃO DO DOGMA DA ASSUNÇÃO
DE NOSSA SENHORA
 EM CORPO E ALMA AO CÉU

Constituição Apostólica "Ineffabilis Deus", de Pio IX



CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA

INEFFABILIS DEUS

PAPA PIO IX

PIO BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA


DEFINIÇÃO DO DOGMA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTÍSSIMA

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Encíclica "Quas Primas" de Pio XI



ENCÍCLICA

QUAS PRIMAS

DO PAPA PIO XI

SOBRE A INSTITUIÇÃO DA FESTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI


Aos Veneráveis Irmãos Patriarcas, Primazes, Arcebispos, Bispos e Outros Ordinários em paz e comunhão com a Sé Apostólica. Veneráveis Irmãos, saúde e bênção apostólica.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Encíclica "Unam Sanctam", de Bonifácio VIII



ENCÍCLICA

UNAM SANCTAM

DO PAPA BONIFÁCIO VIII

Una, santa, católica e apostólica: esta é a Igreja que devemos crer e professar, já que é isso o que a ensina a fé. Nesta Igreja cremos com firmeza e com simplicidade testemunhamos. Fora dela não há salvação, nem remissão dos pecados, como declara o esposo no Cântico: “Uma só é minha pomba sem defeito. Uma só a preferida pela mãe que a gerou” (Ct 6,9). Ela representa o único corpo místico, cuja cabeça é Cristo, e Deus é a cabeça de Cristo. Nela existe “um só Senhor, uma só fé e um só batismo” (Ef 4,5). Com efeito, apenas uma foi a arca de Noé na época do dilúvio; ela foi a figura antecipada da única Igreja; encerrada com “um côvado” (Gn 6,16), teve um único piloto e um único chefe: Noé. Como lemos, tudo o que existia fora dela, sobre a terra, foi destruído. 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Encíclica "Humanum Genus", de Leão XIII



ENCÍCLICA 

HUMANUM GENUS

DO PAPA LEÃO XIII

SOBRE A MAÇONARIA

A todos os Nossos Veneráveis Irmãos os Patriarcas, Primazes, Arcebispos e Bispos do orbe católico, em graça e comunhão com a Sé Apostólica: sobre a Maçonaria.


Veneráveis Irmãos, Saudação e Benção Apostólica.

As Últimas Palavras de São Luís IX, o Rei Cruzado de França





São Luís, Santo Rei Cruzado, rogai por nós!

Modelo de excelênte Rei Católico, São Luís IX governou a França de 1226 a 1270. Antes de morrer deixou para seu filho as seguintes palavras:

“Beau fils, a primeira coisa que te recomendo é que apliques teu coração no amor de Deus; pois sem isso nada se pode salvar. Guarda-te de fazeres qualquer coisa que desagrade a Deus, ou seja, o pecado mortal; muito pelo contrário, deverias sofrer toda espécie de humilhações e de tormentos antes que cometer um único pecado mortal. Se Deus te enviar adversidades, recebe-as com paciência, dá por elas graças a Nosso Senhor e considera que elas são merecidas e que te serão proveitosas. Se Ele te der a prosperidade, rende-Lhe humildemente graças, de tal forma que não sejas pior por orgulho ou por outra causa qualquer; quando deverias melhorar; pis não se deve usar contra Deus os dons que Ele próprio concede. Confessa-te com freqüência e escolhe para confessor um varão prudente, que saiba ensinar-te o que deves fazer e mostrar-te o que deves evitar. E tu deves manter-te e comportar-te de maneira tal que teu confessor e teus amigos não receiem repreender-te por teu mau procedimento. Assiste devotamente, tanto no coração como externamente, aos ofícios da Santa Igreja, especialmente na Missa, em que se faz a Consagração. Ajuda com coração bondoso e compassivo aos pobres, aos infelizes e aos aflitos, conforta-os e auxilia-os em toda a medida que possas. Mantém os bons e abate os maus costumes de teu reino. Não cobices o que é de teu povo e não carregues tua consciência com impostos e tributos. […]

Para ministrar a justiça e garantir o direito de teus súditos, sê leal e inflexível, sem vergar para um lado nem para o outro; mas sustenta no seu direito e apóia na sua demanda o pobre, até que a verdade seja clara. E se alguém mover uma ação contra ti, não prejulgues nada até que tenhas sabido a verdade; pois então teus conselheiros julgarão com mais destemor e com justiça, ou a teu favor ou contra ti. Se algo tiveres que pertence a outro, quer seja obtido por ti quer tenha vindo a ti por teus antepassados, devolve-o sem tardança, e se a questão for duvidosa, faz com que seja examinada, logo e diligentemente, por pessoas sábias. Atenta para que teus povos vivam sob ti em boa paz e lealdade. Sobretudo, conserva as cidades boas e os costumes do teu reino no estado e na franquia com que teus maiores os conservaram; e se há algo a melhorar, melhora e corrige, e conserva-os em favor e com amor: pois devido à força e à riqueza das grandes cidades, teus súditos e os estrangeiros temerão fazer qualquer coisa contra ti, e especialmente teus pares e teus barões. Honra e ama todas as pessoas da Santa Igreja, e toma tento para que não se suprimam ou diminuam os dons e as esmolas que teus antepassados concederam. […]

Destina os cargos da Santa Igreja a pessoas de bem e de vida sem mancha; e faz isso sob conselho de homens prudentes e pessoas honestas. Evita de empreender, sem grande deliberação, guerra contra um príncipe cristão; e se te for preciso fazê-la, poupa então a Santa Igreja e as pessoas que nenhum mal te fizeram. Se guerras e litígios se elevarem entre teus súditos, apazígua-as logo que possas. Cuida de ter bons oficiais e magistrados, e inquire com freqüência acerca deles e das pessoas da tua casa: como se mantêm eles, e se neles não há algum vício de grande cobiça, falsidade ou dolo. Empenha-te para afastar de teu reino qualquer tipo de ruim pecado; especialmente faz cair todo o teu poder sobre os falsos juramentos e sobre a heresia. Cuida para que as despesas de tua casa sejam razoáveis. E por fim, filho caríssimo, manda cantar Missas por minha alma e dizer orações em todo o teu reino, e outorga-me uma parte especial e inteira em todo o bem que fizeres. Dou-te, caríssimo filho, todas as bênçãos que um bom pai pode dar a um filho. Que a bendita Trindade e todos os Santos te guardem e preservem de todos os males; e que Deus te conceda a graça de fazer sempre sua vontade, de sorte que Ele seja honrado por ti e que tu e eu possamos, após esta vida mortal, estar juntos com Ele e louvá-lo para sempre. Amén”

(Mémoires de Joinville, cap. CXLV, apud Charles Périn, “Les Lois de la Société Chrétienne”, Librairie Jacques Lecoffre, Paris, 1875, t. II, pp. 398-402)

Extraido: [http://indexbonorvm.blogspot.com/2009/11/as-ultimas-palavras-de-sao-luis-ix-o.html]

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Encíclica "E Supremi Apostolatus", de Pio X


ENCÍCLICA
E SUPREMI APOSTOLATUS

DO PAPA PIO X

SOBRE A RESTAURAÇÃO DE TUDO EM CRISTO

Aos veneráveis Irmãos Patriarcas, Primazes, Arcebispos, Bispos e outros Ordinários
em paz e comunhão com a Sé Apostólica.
Veneráveis Irmãos, Saudação e Benção Apostólica.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Encíclica "Mediator Dei" de Pio XII


                             CARTA ENCÍCLICA


                  MEDIATOR DEI



                 DO PAPA PIO XII


                     SOBRE A SAGRADA LITURGIA

 Aos veneráveis irmãos Patriarcas, Primazes,
Arcebispos, Bispos e aos outros Ordinários locais
em paz e comunhão com a Sé Apostólica



domingo, 1 de janeiro de 2012

Encíclica "Mirari Vos", de Gregório XVI



CARTA ENCÍCLICA

MIRARI VOS

DO PAPA GREGÓRIO XVI


Aos Patriarcas, Primazes, Arcebispos, Bispos e outros Ordinários
em paz e comunhão com a Santa Sé Apostólica.
 
Veneráveis Irmãos, saúde e benção apostólica.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...