domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Tempo



Contentar-se com o dever presente, colocar nele, para cumpri-lo perfeitamente, toda sua atenção e toda sua energia, animá-lo pela intenção do amor divino, tal é a tarefa da alma que quer chegar à santidade. Cada instante assim utilizado lhe faz alcançar, no momento preciso, toda perfeição de que ela é capaz. De então em diante, não lhe resta outro dever a cumprir senão o de continuar sem descanso, até ao fim, seu trabalho. É aqui precisamente, porém, que as almas não advertidas encontram um grande perigo. Quase todas querem ser santas no fim de alguns anos de esforços. Se o resultado não corresponde às suas esperanças, desolam-se e correm risco de tudo abandonar.

Os Dez Mandamentos do Mundo, segundo São Luis Maria Grignion de Montfort




Estes são os Mandamentos do Mundo
e
seu Verdadeiro Significado

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Significado da Quarta-Feira de Cinzas




Aspecto Histórico

A quarta-feira após o Domingo da Quinquagésima, é o primeiro dia da Quaresma.

O nome dies cinerum (dia das cinzas), que está no Missal Romano é encontrado nas primeiras cópias existentes do Sacramentário Gregoriano e provavelmente remonta, ao menos ao século oitavo. Neste dia todos os fiéis de acordo com antigo costume são exortados a aproximar-se do altar antes do início da Missa, e lá o padre, emerge seu polegar nas cinzas anteriormente abençoada, marca a testa - ou em caso de clérigos sobre o lugar da tonsura - de cada um com o sinal da cruz, dizendo as palavras: "Lembra-te homem que és pó e ao pó retornarás." 

Quarta-feira de cinzas: A morte



1. Se alguém, por culpa sua, foi privado de algum benefício, que lhe fora dado, a privação desse benefício será a pena da culpa cometida. Ora, o homem, desde o primeiro instante da sua criação, recebeu de Deus o benefício de, enquanto tivesse o seu espírito sujeito a Deus, ter sujeitas à alma racional as potências inferiores dela, e o corpo, à alma. Ora, tendo o espírito do homem repelido, pelo pecado original, a sujeição divina, daí resultou que as potências inferiores já não se sujeitaram totalmente à razão, donde procedeu a tão grande rebelião dos apetites carnais contra ela, nem já o corpo se subordinou totalmente à alma, donde resultou a morte e as outras deficiências corporais. Ora, a vida e a saúde do corpo consiste em sujeitar-se à alma, como o perfectível, à sua perfeição. Por onde e ao contrário, a morte, a doença e todas as misérias do corpo resultam da falta de sujeição do corpo à alma. Donde, é claro que, assim como a rebelião do apetite carnal contra o espírito é a pena do pecado dos nossos primeiros pais, assim também o é a morte e todas as misérias do corpo.
2. A alma racional é, por essência, imortal. Por onde, a morte não é natural ao homem quanto à sua alma. Quanto ao corpo do homem, uma vez que é composto de elementos opostos, dele se segue necessariamente a corruptibilidade. E, quanto a isso, a morte é natural ao homem. Ora, Deus, criador do homem, é onipotente. Por isso, por benefício seu, livrou o homem, desde o primeiro instante da sua criação, da necessidade de morrer, resultante da matéria que o constituía. Ora, esse benefício perderam-no pelo pecado os nossos primeiros pais. E assim, a morte é natural pela condição da matéria; e é penal pela perda do benefício divino, que dela preservava. 
  
IIa IIae, q. CLXIV, a. 1
   
3. A culpa original e a atual são removidas por Cristo, isto é, por aquele mesmo por quem se removem as misérias corpóreas, conforme aquilo do Apóstolo: «dará vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito, que habita em vós». Mas, uma e outra coisa se realizarão em tempo oportuno, segundo a ordem da divina sabedoria. Pois, havemos de chegar à imortalidade e à impassibilidade da glória, começada em Cristo, que no-la adquiriu, depois de lhe termos, durante a vida, participado dos sofrimentos. Por isso, é necessário que, conformes com Cristo, a sua passibilidade perdure nos nossos corpos, para merecermos a impassibilidade da glória.
     
Ia IIae, q. LXXXV, a. V, ad 2um.
(P. D. Mézard, O. P., Meditationes ex Operibus S. Thomae.)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Trecho do Livro "Preparação para a morte – Considerações sobre as verdades eternas" Santo Afonso de Ligório


Reflexão importantíssima, de autoria de Santo Afonso de Ligório que constitui um grande tesouro da Igreja. Todo cristão deveria constantemente levar em sua alma a certeza da realidade e inevitabilidade da morte, para todos os homens, e do Juízo eterno de Deus após o fim das nossas vidas neste mundo.




CONSIDERAÇÃO IV

Certeza da morte
                                                  

Statutum est hominibus semel mori – Foi estabelecido aos homens morrer uma só vez (Hebreus 9,27).

Santo Antonio Maria Claret e o demônio



Um esquadrão de demônios viu o Pe. Claret ao lado esquerdo de sua cama quando, ainda seminarista, foi vítima de horrorosa tentação que se dissipou com a doce aparição de Maria Santíssima.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

O que é o Tradicionalismo?



O Tradicionalismo é uma Afirmação
Uma das coisas mais importantes que uma pessoa tem é a identidade. Isso explica porque os nomes são tão importantes para nós. Adão recebeu poder para designar as coisas no Jardim do Édem, mostrando que ele tinha domínio sobre o restante da criação, incluindo Eva, a quem nomeou. Quando uma criança descobre que um grande animal de olhar estranho tem um nome, ela encontra conforto neste fato, e se o papai pode identificá-lo, a coisa não deve ser tão terrível. Ela é conhecida.

Cristãos x Carnaval


“A primeira pessoa neste mundo a mascarar-se foi Satanás, quando se disfarçou sob a forma de serpente, para arruinar Eva e todos nós que viemos depois”
(Pe. João Colombo)

O Carnaval por Santa Margarida Maria Alacoque



"Era dos últimos dias de carnaval; toda a galharda juventude da aldeia entregava-se a alegres folguedos. Enquanto reboavam na praça publica o canto e a música, propôs-lhe o irmão que se permutassem as roupas e se mascarassem. Margarida, que ainda não tinha completado cinco anos, opôs-se terminantemente e afastou-se do irmão, dizendo que aquilo podia ofender a Deus.
A esta delicadeza de consciência unia um amor ardente pela oração e pela solidão, e precoces instintos de penitencia, tais que enchiam de maravilha a quantos a rodeavam. Rezar e sofrer eram as supremas aspirações da sua alma virgem." (A Esposa do Sagrado Coração de Jesus - História da sua Vida - P. Beltrami - 2ª ed. brasileira)

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Constituição Apostólica "Benedictus Deus", de Bento XII




CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA
BENEDICTUS DEUS

DO PAPA BENTO XII

BENTO BISPO, SERVO DOS SERVOS DE DEUS
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA

SOBRE A VISÃO BEATIFICA DE DEUS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Caridade Fraterna - Última parte (Padre Álvaro Negromonte)


PECADOS CONTRA A CARIDADE


Assim como todo pecado é contrário ao amor de Deus, podemos também dizer quetodo pecado contra o próximo viola a caridade fraterna. Mas há pecados que se orientam contra o amor do próximo, ferindo-o diretamente.

Os pecados de omissão, além, de muito freqüentes, podem ser tão graves que levam até ao inferno, segundo as palavras de Jesus (Mt. 25, 42-43) e a condenação do rico avarento. Há outros pecados que estudaremos agora, com a preocupação de evitá-los, a fim de nos mantermos no amor do próximo, que é dos sinais de que vivemos na graça divina.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Caridade Fraterna - Parte II (Padre Álvaro Negromonte)


OBRAS DE CARIDADE

Santa Isabel da Hungria

A prova da caridade são as obras. Não é com meros sentimentos nem com palavras que haveremos de socorrer e assistir a nossos irmãos nas suas múltiplas necessidades.
Importa conhecer essas necessidades. Assim atenderemos a cada qual segundo o seu valor, orientando nossas ações para a suprema preocupação da caridade, que é o amor de Deus, sem nos esquecermos de que muitas vezes é o corpo o melhor caminho para atingirmos as almas.

Caridade Fraterna (Padre Álvaro Negromonte)




Social por natureza, o homem sente necessidade de amar a seu semelhante. Sem isto, a vida em sociedade seria intolerável. Sem isto, a vida em sociedade seria intolerável.
A unidade da espécie humana nos obriga a este amor: somos todos irmãos.
Outra fraternidade ainda mais estreita é a dos filhos de Deus e membros do Corpo de que Cristo é a cabeça e o primogênito entre muitos irmãos (Rom. 8, 29).

Belíssimo texto de São Francisco de Sales sobre a Providência Divina


Exortação à amorosa submissão que devemos 
aos decretos da Providência Divina


Amemos, pois, Teótimo, e adoremos em espírito de humildade essa profundeza dos juízos de Deus, a qual, como diz Santo Agostinho (Ep. 105), o santo Apóstolo não descobre, mas admira, quando exclama: "Ó profundeza dos juízos de Deus!" "Quem poderia contar a areia do mar, as gotas da chuva, e medir a largura do abismo? diz aquele excelente espírito que foi São Gregório de Nazianzo. E quem poderá sondar a profundeza da sabedoria divina, pela qual ela criou todas as coisas, e as modera como quer e entende? Porque, na verdade, basta que, a exemplo do Apóstolo, sem nos determos na dificuldade e obscuridade dela, a admiremos (Orat. de paup. Am. Ecli., I, 2.). Ó profundeza das riquezas e da sabedoria e da ciência de Deus! Oh! como seus juízos são imperscrutáveis, e seus caminhos inacessíveis! quem conheceu o sentimento do Senhor, e quem foi seu conselheiro? (Rom 11, 33-34). Teótimo, as razões da vontade divina não podem ser penetradas pela nossa mente, até que vejamos a face dAquele queatinge de ponta a ponta fortemente, e dispõe todas as coisas suavemente, fazendo tudo o que faz com número, peso e medida (Sab 8, 1; 11, 21), e ao qual o Salmista diz: Senhor, tudo fizestes com sabedoria (Sl 103, 24).

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Encíclica "Casti Cannubii", de Pio XI



ENCÍCLICA 

CASTI CANNUBII

DO PAPA PIO XI

ACERCA DO MATRIMONIO CRISTÃO

Aos Veneráveis Irmãos Patriarcas, Primazes, Arcebispos, Bispos a outros Ordinários em paz e comunhão com a Sé Apostólica: acerca do Matrimônio Cristão em face das atuais condições, exigências, erros e vícios da família e da sociedade.

Veneráveis Irmãos,

Saudação e bênção apostólica.

O ateísmo pelo Papa Pio XII



Ateísmo

A época atual, acrescentando novos erros aos desvios doutrinais do passado, levou-os a extremos dos quais se não podiam originar senão desorientamento e ruína. E antes de tudo, é certo que a raiz profunda e última dos males que deploramos na sociedade moderna é a negação e repulsa de uma norma de moralidade universal, quer na vida social e das relações internacionais, isto é, o desconhecimento, tão difundido nos nossos tempos, e o esquecimento da própria lei natural, que tem o seu fundamento em Deus, criador onipotente e Pai de todos, legislador supremo e absoluto, onisciente e justo vingador das ações humanas. Quando se renega Deus, abala-se toda a base de moralidade; sufoca-se ou, pelo menos, debilita-se de muito a voz da natureza, que ensina, até aos iletrados e às tribos alheias ainda à civilização, o que é bem e o que é mal, o que é lícito e o que é ilícito, e faz sentir a responsabilidade das próprias ações perante um Juiz supremo.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Encíclica "Acerbo Nimis", do Papa Pio X



ENCÍCLICA

ACERBO NIMIS

DO PAPA PIO X

SOBRE O ENSINO DO CATECISMO


Aos Veneráveis Irmãos Patriarcas, Primazes, Arcebispos, Bispos
e Mais Ordinários em Paz e Comunhão com a Santa Sé Apostólica

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vingadores de Deus, missão angélica quase desconhecida




No Antigo Testamento, além do conhecido papel de proteção exercido pelos anjos, também figuram eles como agentes vingadores da justiça divina.

José Maria Rivoir

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Santo Afonso (Doutor da Igreja) e o carnaval



“Por este amigo, a quem o Espírito Santo nos exorta a sermos fiéis no tempo da sua pobreza, podemos entender que é Jesus Cristo, que especialmente nestes dias de carnaval é deixado sozinho pelos homens ingratos e como que reduzido à extrema penúria. Se um só pecado, como dizem as Escrituras, já desonra a Deus, o injuria e o despreza, imagina quanto o divino Redentor deve ficar aflito neste tempo em que são cometidos milhares de pecados de toda a espécie, por toda a condição de pessoas, e quiçá por pessoas que lhe estão consagradas. Jesus Cristo não é mais suscetível de dor; mas, se ainda pudesse sofrer, havia de morrer nestes dias desgraçados e havia de morrer tantas vezes quantas são as ofensas que lhe são feitas.
É por isso que os santos, a fim de desagravarem o Senhor de tantos ultrajes, aplicavam-se no tempo de carnaval, de modo especial, ao recolhimento, à penitência, à oração, e multiplicavam os atos de amor, de adoração e de louvor para com o seu Bem-Amado. No tempo do carnaval, Santa Maria Madalena de Pazzi passava as noites inteiras diante do Santíssimo Sacramento, oferecendo a Deus o sangue de Jesus Cristo pelos pobres pecadores. O Bem-aventurado Henrique Suso guardava um jejum rigoroso a fim de expiar as intemperanças cometidas. São Carlos Borromeu castigava o seu corpo com disciplinas e penitências extraordinárias. São Filipe Néri convocava o povo para visitar com ele os santuários e realizar exercícios de devoção. O mesmo praticava São Francisco de Sales, que, não contente com a vida mais recolhida que então levava, pregava ainda na igreja diante de um auditório numerosíssimo. Tendo conhecimento que algumas pessoas por ele dirigidas, que se relaxavam um pouco nos dias de carnaval, repreendia-as com brandura e exortava-as à comunhão frequente.
Numa palavra, todos os santos, porque amaram a Jesus Cristo, esforçaram-se por santificar o mais possível o tempo de carnaval. Meu irmão, se amas também este Redentor amabilíssimo, imita os santos. Se não podes fazer mais, procura ao menos ficar, mais do que em outros tempos, na presença de Jesus Sacramentado ou bem recolhido em tua casa, aos pés de Jesus crucificado, para chorar as muitas ofensas que lhe são feitas.
O meio para adquirires um tesouro imenso de méritos e obteres do céu as graças mais assinaladas, é seres fiel a Jesus Cristo em sua pobreza e fazer-lhe companhia neste tempo em que é mais abandonado pelo mundo. Como Jesus agradece e retribui as orações e os obséquios que nestes dias de carnaval lhe são oferecidos pelas suas almas prediletas!”
(LIGÓRIO, Afonso Maria de, Meditações)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...