segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Erro da Sola Scriptura Protestante. O Critério da Tradição Apostólica em São Vicente de Lerins (sec. V)



São Vicente de Lérins (Século V) 

Perguntando eu com toda a atenção e diligência a numerosos varões, eminentes em santidade e doutrina, que norma poderia achar segura para distinguir a verdade da fé católica da falsidade da heresia, eis a resposta constante de todos eles: quem quiser descobrir as fraudes dos hereges nascentes, evitar seus laços e permanecer íntegro na sadia fé, há de resguardá-la, sob o duplo auxílio divino: primeiro, com a autoridade da lei divina e segundo com a tradição da Igreja católica.

domingo, 28 de outubro de 2012

O Católico deve fazer Boas-Obras para salvar-se?





Ecclesia Militans

Nossos irmãos Protestantes frequentemente interpretam mal o ensinamento Católico sobre a Salvação, acreditando que os Católicos devem  fazer  ”boas obras” para chegarem a Deus e ao Céu. Isto, na verdade, é exatamente o oposto do que ensina a Igreja Católica. O Concílio de Trento salienta:

801. O Apóstolo diz que o homem é justificado pela fé e sem merecimento (Rom 3, 22- 24). Estas palavras devem ser entendidas tais como sempre concordemente a Igreja Católica as manteve e explicou. “Nós somos  justificados pela fé”: assim dizemos, porque “a fé é o princípio da   salvação humana”4, o fundamento e a raiz de toda justificação, sem a qual é impossível agradar a Deus (Heb   11, 6) e alcançar a companhia de seus filhos. Assim, pois, se diz que somos justificados gratuitamente, porque nada do que precede à justificação, nem a fé, nem as obras, merece a graça da justificação.   Porque se ela é graça, já não procede das obras; do contrário a graça, como diz o Apóstolo, já não seria graça (Rom 11, 6).

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Drama do Fim dos Tempos – Parte 5 Final




NONO ARTIGO

novembro 1885

A CONVERSÃO DOS JUDEUS

A Santa Escritura nos assinala um grande acontecimento que se nos mostra entrelaçado na guerra que o Anticristo desencadeará contra a Igreja: a conversão dos judeus.

Deixamos este assunto de lado até aqui para tratá-lo com mais detalhes.Além disso, aqui ele estará muito bem colocado, pois a conversão dos judeus nos é apresentada como fruto da pregação de Elias.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Drama do Fim dos Tempos – Parte 4




SÉTIMO ARTIGO

Setembro de 1885

HENOC E ELIAS

Os fatos maravilhosos que descrevemos não são suposições aventurosas; são verdades tomadas na Santa Escritura e que seria pelo menos temerário negar.

Antes do fim dos tempos, e durante a perseguição do Anticristo, aparecerão no meio dos homens dois extraordinários personagens, chamados Henoc e Elias.

Quem são estes personagens? Em que condições farão sua entrada providencial no cenário do mundo? É o que vamos examinar à luz das Escrituras e da Tradição.

domingo, 21 de outubro de 2012

São Luís Scrosoppi






"Jesus Cristo seja servido na pessoa dos seus pobrezinhos"


Luís nasceu em 4 de agosto de 1804, em Udine, Itália, filho do casal cristão Antonia e Domingos Scrosoppi. Aos doze anos, Luís ingressou no seminário diocesano de Udine e foi ordenado sacerdote quando fez 23 anos. 

Guerras e epidemias assolaram a região desde o inicio do século XIX. Padre Luis e um grupo de senhoras, vendo todas essas dificuldades, se dedicaram a acolher e educar as jovens de Udine e seus arredores. Quando foi preciso, ele não hesitou em pedir esmolas. Sua vida expressou grande confiança na Providência Divina. 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O Drama do Fim dos Tempos – Parte 3




QUINTO ARTIGO

julho 1885

OS PREGADORES DO ANTICRISTO

Visão de São João


I

Os livros santos que entram em tantos detalhes sobre o homem do pecado, nos fazem conhecer um misterioso agente de sedução que lhe submeterá a terra. Este agente, ao mesmo tempo um e múltiplo, é, segundo São Gregório, uma espécie de corpo ensinante que propagará por toda parte as perversas doutrinas da Revolução.

O Anticristo terá seus ajudantes de ordem e seus generais; possuirá um inumerável exército. Mal se ousa tomar ao pé da letra o número que São João nos dá falando de sua cavalaria (Ap 9, 16). Mas ele terá sobre tudo a seu serviço falsos profetas como ele, iluminados do diabo, doutores de mentiras; inimigo pessoal de Jesus Cristo, macaqueará o divino Mestre, cercando-se de apóstolos ao contrário.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

São Lucas, Apóstolo e Evangelista




18/10

Festa de Segunda Classe

São Lucas, o Evangelista (do grego antigo Λουκς, Loukás). São Lucas é representado pelo boi, o qual era o animal sacrificado no Templo de Jerusalém; tem em vista demonstrar o caráter sacerdotal de Cristo. Daí ter como símbolo o boi, animal sacrificado no Templo. O touro simboliza também a força, a virilidade do homem, a fecundidade e como o evangelista narra com mais descrição o nascimento do salvador quer mostrar esse lado humano de Jesus, forte, impulsivo  e até fecundo mesmo. A figura do boi, também caracteriza, com seu alto mugido a mensagem de Cristo para salvação, o que transparece da narração de Lucas.

O Drama do Fim dos Tempos – Parte 2




TERCEIRO ARTIGO

maio 1885

O HOMEM DO PECADO

I

Está entre as coisas possíveis, se bem que a apostasia já esteja muito avançada, que os cristãos, por um esforço generoso, façam recuar os promotores da descristianização, e propiciem assim, para a Igreja, dias de consolação e de paz antes da grande provação. Este resultado nós o esperamos, não dos homens, mas de Deus, não tanto dos esforços, mas das orações.

Nesta ordem de idéias, alguns autores piedosos esperam, depois da crise presente, um triunfo da Igreja, qualquer coisa como um dia de Ramos, no qual esta Mãe seria aclamada pelos gritos de amor dos filhos de  Jacob, reunidos às nações, na unidade de uma mesma fé. Nós nos associamos com prazer a essas esperanças, que visam um fato formalmente anunciado pelos profetas, e do qual falaremos a seu tempo.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Drama do Fim dos Tempos – Parte 1




PRIMEIRO ARTIGO

Março de 1885

UMA PALAVRA AO LEITOR

I

Consideramos a Igreja no passado e no presente; falta-nos contemplá-la no futuro. Deus quis que os destinos da Igreja de seu Filho único fossem traçados de antemão nas Escrituras, como foram os de seu próprio Filho; é lá que iremos procurar os documentos de nosso trabalho.

A Igreja, devendo ser semelhante a Nosso Senhor, sofrerá, antes do fim do mundo, uma prova suprema que será uma verdadeira Paixão. São os detalhes desta Paixão, na qual a Igreja fará ver toda a imensidade de seu amor por seu divino Esposo, que se acham consignados nos escritos inspirados do Antigo e Novo Testamento. Nós os passaremos diante dos olhos de nossos leitores. Não temos a intenção de assustar ninguém tratando de tal assunto. Diremos mais: ele nos parece conter, ao lado de grandes ensinamentos, grandes consolações.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Efeitos maravilhosos da medalha de São Bento - Graças Espirituais




O maior número de graças obtidas por intermédio da medalha de São Bento refere-se à conversão súbita e pecadores que anteriormente haviam resistido a todas as tentativas. Citaremos aqui somente alguns casos.

domingo, 14 de outubro de 2012

Dos Sacramentos em Geral


Retirado do
Catecismo Maior de São Pio X
Quarta Parte
Dos Sacramentos
Dos Sacramentos em Geral

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Santiago Matamouros




As proporções que a devoção a Santiago de Compostela tomou em toda a Espanha medieval somente pode ser entendidas no contexto da invasão muçulmana.

Tudo começou pelo ano de 813, quanto um eremita de nome Pelayo, seguido de alguns pastores, deparou-se com uma estranha luminosidade que se espalhava sobre um pequeno bosque nas proximidades de um monte do interior da Galícia chamado Libredón. A paisagem, em certos momentos, ficava tão clara que se parecia a um campo estrelado (Campus Stellae = Compostela).

domingo, 7 de outubro de 2012

Beata Chiara Luce Badano - Santidade aos 18 anos


Uma jovem bela, cheia de vida, atleta, ativa.
Uma jovem normal, uma cristã.
Depois, inesperadamente a doença, a agonia, a morte.
Uma escalada rápida para o Céu.

São Remígio




O nome Remígio vem de remi que significa apaziguando e gios, terra, no sentido de apaziguando os habitantes da terra. Também pode se dizer que Remígio vem deremi, pasto, e gyon combate, quer dizer o pastor que combate. Ele nutriu seu rebanho com a palavra de pregação, com o exemplo da conversão e com os sufrágios de sua oração. 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

São Francisco de Assis



São Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios.

Tentou, como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vão.
Sonhou então, com as honras militares. Aos vinte anos alistou-se no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonho revelador: Foi convidado a trabalhar para "o Patrão e não para o servo".

Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente".

O chamado, ainda pouco claro para São Francisco, foi tomado no sentido literal e o santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai de São Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o.
Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à sua vida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".

A Ordem dos Frades Menores teve início com a autorização do papa Inocêncio III e Francisco e onze companheiros tornaram-se pregadores itinerantes, levando Cristo ao povo com simplicidade e humildade.

O trabalho foi tão bem realizado que, por toda Itália, os irmãos chamavam o povo à fé e à penitência. A sede da Ordem, localizada na capela de Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, próxima a Assis, estava superlotada de candidatos ao sacerdócio. Para suprir a necessidade do espaço, foi aberto outro convento em Bolonha.

Um fato interessante entre os pregadores itinerantes foi que poucos, dentre eles, tomaram as ordens sacras. São Francisco de Assis, por exemplo, nunca foi sacerdote.

Em 1212, São Francisco fundou com sua fiel amiga Santa Clara, a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Já em 1217, o movimento franciscano começou a se desenvolver como uma ordem religiosa. E como já havia ocorrido anteriormente, o número de membros era tão grande que foi necessária a criação de províncias que se encaminharam por toda a Itália e para fora dela, chegando inclusive à Inglaterra.

Sua devoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado "estigmatização".

Os estigmas não só lhe apareceram no corpo, como foram sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foi chamado ao Reino dos Céus.

Autor do Cântico do Irmão Sol, considerado um poeta e amante da natureza, São Francisco foi canonizado dois anos após sua morte.

Em 1939, o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao "mais italiano dos santos e mais santo dos italianos", proclamando-o padroeiro da Itália.

São Francisco foi um grande admirador dos templários, e muito do espírito franciscano, pobreza, renúncia, etc., teve inspiração no espírito templário.






quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Não temos crises existenciais

Trecho do documentário, "O Grande Silêncio". Como, ter fé sobrenatural e confiança na Providência Divina, são a resposta para as inquietações existenciais do homem moderno, e a falta de significado de uma vida sem Deus.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Santa Teresinha do Menino Jesus - 1 de Outubro



O que tanto atrai em Santa Teresinha, cuja devoção se  tornou universal em pouco tempo? Falecida aos 24 anos, ela continua a nos sorrir e a nos convidar a seguir uma nova via de santificação, a "pequena via", acessível a todos.

O uso dos animais para o bem do homem


Em nossos dias, torna-se necessário considerar o lugar que a teologia atribui aos seres humanos em sua relação com os animais.

Os animais, enquanto criaturas, têm o seu próprio valor que o homem tem o dever de reconhecer e respeitar. Deus o colocou, junto aos animais, para que através destes o homem possa chegar ao seu desenvolvimento integral. “É quem, desde sempre, governa as realidades terrenas, gerindo os outros seres, vivos ou não, segundo determinadas finalidades. É ainda na relação com o homem que se revela a medida axiológica (valor moral) de cada realidade existente, em desígnio universal harmônico e ordenado que indica toda a plenitude de compreensão da realidade”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...