sexta-feira, 30 de novembro de 2012
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Validade do Batismo fora da Igreja Católica
Dom Estevão Bettencourt
Fora da Igreja Católica o Batismo é válido desde que se preencham três condições:
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Instituições e invenções criadas na época medieval
Tão natural que, se não existissem, os homens clamariam em altas vozes pela sua criação. Mas nada de semelhante existiu na Antiguidade e nem mesmo nas civilizações pagãs mais requintadas. O doente ficava entregue a si mesmo, a curas caseiras e, para os mais ricos, o recurso a médicos que mais pareciam com aprendizes ou pais de superstição.
Um início de racionalização da medicina aconteceu na Grécia. Mas faltava de todo a caridade cristã, única capaz de levar homens e mulheres a sacrificar suas vidas pelos doentes. Foi este sacrifício que fizeram as Ordens religiosas masculinas e femininas que assumiram os cuidados dos doentes e o desenvolvimento da medicina.
sábado, 17 de novembro de 2012
As Igrejas Católicas Orientais
Por
Philippe A. Gebara Tavares
“É necessário que também os filhos da
Igreja Católica de tradição latina possam conhecer em plenitude este tesouro e
sentir assim, juntamente com o Papa, a paixão por que seja restituída à Igreja
e ao mundo a manifestação plena da catolicidade da Igreja, que não se exprime
apenas por uma única tradição”(Papa João Paulo II, Carta Orientale
Lumen, 1)
Embora
não seja algo conhecido amplamente no Brasil e no Ocidente, a Igreja Católica
Apostólica Romana não é só a Igreja de Rito Romano, mas é uma comunhão de 23
Igrejas: uma Ocidental e 22 Orientais. Ora, “Igreja”, em uma das 4 acepções
possíveis, significa uma união de dioceses da mesma tradição cultural – o que,
no caso, engloba diferentes aspectos como liturgia, espiritualidade, teologia,
disciplina e organização. A soma de todas as dioceses do Ocidente, do Rio de
Janeiro, de São Paulo, de Washington, de Paris, etc, formam a Igreja Latina,
que celebra de modo geral em rito latino (ou romano). Mas já no Oriente, suas
diferentes dioceses não podem ser resumidas em um só todo, existindo 22 igrejas
católicas orientais, celebrando em 1 dos 6 ritos orientais existentes
(descritos à frente). Uma dessas Igrejas é a Igreja Católica
Greco-Melquita, da qual faço parte.
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Os Nove Grandes Doutores
João Carlos
Na abside da
Basílica de São Pedro, em Roma, encontra-se omonumento à Cátedra do Apóstolo,
obra adulta de Bernini, realizada em forma de um grande trono de bronze,
sustentado pelas imagens de quatro Doutores da Igreja, dois do Ocidente, Santo
Agostinho e Santo Ambrósio, e dois do Oriente, São João Crisóstomo e Santo
Atanásio.
A Cátedra
de São Pedro faz referência a um antigo costume romano. Estes
celebravam seus defuntos em fevereiro, concluindo suas comemorações a 22 desse
mês. Junto aos túmulos, tomavam um repasto sagrado, deixando uma cadeira vazia
em representação do antepassado falecido. Rapidamente, o dia 22 de
fevereiro passou a recordar a “cátedra” de seu defunto mais ilustre — São Pedro
—, junto de cujo túmulo tomavam a refeição eucarística.
sábado, 10 de novembro de 2012
As Doze Promessas do Sagrado Coração, de Santa Maria Alacoque
1ª: A minha benção permanecerá sobre as casas em
que se achar
exposta e venerada a
imagem de meu
Sagrado Coração.
2ª: Eu darei aos devotos do meu Coração todas as graças
necessárias a seu estado.
3ª: Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.
4ª: Eu os consolarei em todas as suas aflições.
5ª: Serei seu refúgio seguro na vida, e principalmente na hora
da morte.
6ª: Lançarei bênçãos abundantes sobre todos os seus
trabalhos e empreendimentos.
7ª: Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável
de misericórdias.
8ª: As almas tíbias se tornarão fervorosas pela prática dessa
devoção.
9ª: As almas fervorosas
subirão em pouco
tempo a uma
alta perfeição.
10ª: Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa
devoção o poder de tocar os
corações mais empedernidos.
11ª: As pessoas que
propagarem esta devoção
terão os seus
nomes inscritos para sempre
no meu Coração.
domingo, 4 de novembro de 2012
Purificação necessária para entrar no Céu
Mesmo
que a alma tenha de sujeitar-se, naquela
passagem para o Céu, à purificação das últimas escórias, mediante o
Purgatório, ela já está cheia de luz, de
certeza, de alegria, pois sabe que pertence
para sempre ao seu Deus". (Beato João
Paulo II)
As
almas nesse estado "purificam-se", diz São Francisco de Sales, "voluntariamente,
amorosamente, porque assim Deus o
quer" e " porque estão certas de sua salvação, com uma esperança
inigualável".
Sabemos que a Igreja Católica é
una. É o que rezamos no Credo. Entretanto, os membros da Igreja não estão todos
aqui, entre nós, mas em lugares diversos, como diz o Concílio Vaticano II.
Alguns "peregrinam sobre a terra, outros, passada esta vida, são
purificados, outros, finalmente, são glorificados" (Lumen Gentium, 49).
Entre a terra e o Céu não é
raro acontecer, no itinerário da alma fiel, um estágio intermediário de
purificação. Segundo nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, por aí passam
"os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão perfeitamente
purificados".
sábado, 3 de novembro de 2012
Transplante de órgãos entre humanos
Introdução
O transplante de órgãos entre
humanos caracteriza-se como a retirada de um órgão da pessoa doadora quer
“viva” quer “cadáver” para posterior enxerto no organismo humano (receptor). A
transplantação de órgãos visa essencialmente a socorrer pessoas com doenças
terminais que afetam órgãos vitais (coração, rins, pâncreas,fígado etc.); é
usada também para melhorar a qualidade de vida do paciente (transplante de
ossos) ou mesmo para estética (transplante de pele).
O transplante de órgãos tem
características diversas perante outras questões medicas, ou seja, não está
restrito, em sentido clínico, à relação paciente-médico, depende ainda de um
terceiro fator externo, que é o doador de órgãos. Embora transplantes sejam
baseados em técnicas que são comuns na medicina, não podem ser realizados sem
doações de órgãos.
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