sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O Preço da Fé


Em tempos como esse onde em muitas partes do mundo cristãos são perseguidos e mortos, como ocorreu recentemente com os 21 coptas martirizados pelo ISIS, me pergunto se muitos de nós já consideraram o verdadeiro custo da fé que nos foi entregue. Reclamamos facilmente de coisas triviais, dos bancos da paroquia, do fato da Igreja não ter ar condicionado, das celebrações demoradas.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Um Novo Exame de Consciência para a Quaresma



O Capítulo 4 da Regra de São Bento pode ser muito frutuoso se levarmos em conta os preciosos conselhos contidos nele. 

Embora muitos de seus capítulos não se encaixem imediatamente a vida de um cristão leigo, a Regra está abundantemente preenchida com tesouros espirituais preciosos, que prontamente se prestam como trunfo na batalha contra o mundo, a carne e o diabo – um dever que devemos sempre ter em mente, especialmente no tempo da Quaresma quando a Igreja coloca isso em destaque.

Esta Regra é uma sinopse do Cristianismo, um compêndio dos mistérios que abrangem toda a doutrina do Evangelho, de todas as instituições dos Santos Padres e de todos os conselhos de perfeição. Ponderando este capitulo foi criado este exame de consciência, que diferente dos exames de consciência padrão não é organizado de acordo com os Mandamentos, mas sim com os conselhos presentes no Evangelho concatenados na Regra de São Bento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...