segunda-feira, 25 de junho de 2012

Primeiro Concílio de Constantinopla (II Concílio Ecumênico)




O Primeiro Concílio de Constantinopla em 381, foi debatida a natureza de Cristo e o arianismo.  O concílio reconfirmou o Credo Niceno com algumas modificações, e tratou de outros assuntos teológicos. O concílio reuniu-se na Igreja de Santa Irene de maio a julho de 381. É o segundo Concílio Ecumênico da Igreja Católica.


O Credo


Cremos em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os mundos, Luz da Luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas . Que por nós homens e para nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo e da Virgem Maria, Se fez homem, foi crucificado por nós sob Pôncio Pilatos. Ele sofreu e foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou, segundo as Escrituras, e subiu aos céus, está sentado à direita do Pai. E deve voltar com glória para julgar os vivos e os mortos. Cujo reino não terá fim. (I)
E [cremos] no Espírito Santo, Senhor e Doador da Vida, que procede do Pai, que com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, que falou pelos profetas. E [cremos] em uma, Santa, Católica e Apostólica Igreja (II). Professo um só batismo para a remissão dos pecados, [e] nós esperamos pela ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém.

Para o religiosíssimo do imperador Teodósio, o Santo Sínodo dos Bispos reunidos em Constantinopla das diferentes províncias.

Começamos a nossa carta à sua Piedade com graças a Deus, que estabeleceu o império de sua Piedade para a paz comum das Igrejas e pelo apoio da verdadeira fé. E, depois de prestar agradecimentos devido a Deus, como em dever que expomos diante de sua Piedade as coisas que foram feitas no Santo Sínodo. Quando, então, tínhamos nos reunido em Constantinopla, de acordo com a Carta de sua Piedade, primeiro de tudo renovamos nossa unidade de coração  uns pra com os outros e, então, pronunciamos algumas definições concisas, ratificando a Fé dos Padres de Nicéia, e anatematizando as heresias que surgiram, contrária aos mesmos. Além dessas coisas, também enquadramos certos cânones para a melhor ordenação das Igrejas, todas as que temos anexas a esta nossa carta. Por isso pedimos a sua Piedade, que o decreto do Sínodo possa ser ratificado, a fim de que, como você tem honrado a Igreja por sua carta de citação, assim que você deve definir o seu selo para a conclusão do que foi decretado. Que o Senhor mantenha o seu império na paz e na justiça, e prolongue-o de geração em geração, e ele pode acrescentar a seu poder terreno a fruição do reino celestial também. Que Deus pela oração (εχας τν γίων) dos Santos, preste benevolência ao mundo, que você possa ser forte e eminente em todas as coisas boas como um imperador mais verdadeiramente piedoso e amado por Deus.

Cânones dos Cento e Cinqüenta Padres que se reuniram em Constantinopla durante o Consulado dos Homens Ilustres, Flávio Euquério e Flávio Evágrio na VII das Ides* de Julho.

Os Bispos das diferentes províncias reunidos pela graça de Deus, em Constantinopla, na convocação do religiosíssimo imperador Teodósio, decretou o que se segue: 

Cânone I

A Fé dos trezentos e dezoito Padres reunidos em Nicéia, na Bitínia não deve ser anulada, mas deve permanecer firme. E cada heresia será anatemizada, particularmente a dos eunômios ou [Anomæans, os Arianos ou] Eudoxianos, a dos semi-arianos ou pseumatomaquianos, a dos sabelianos, a dos Marcelianos, focinianos e a dos apolinarianos. 

Cânone II

Os bispos não devem ir além de suas dioceses para as igrejas situadas fora de seus limites, nem trazer confusão nas igrejas, mas que o Bispo de Alexandria, de acordo com os cânones, por si só administre os assuntos do Egito; e que os bispos do Oriente administrem a sós o Oriente, os privilégios da Igreja de Antioquia, que são mencionados nos cânones de Nicéia, seja preservado; e que os bispos da Diocese asiática administrem os assuntos asiáticos somente; e os bispos do Pôntico apenas assuntos de Pôntico; os bispos da Trácia apenas assuntos da Trácia. E não deixar que os bispos ir além de suas dioceses para a ordenação ou quaisquer outras ministrações eclesiásticas, a menos que sejam convidados. E o cânone citado sobre dioceses sendo observadas, é evidente que o sínodo de cada província irá administrar os assuntos de que província em particular, como foi decretado em Nice. Mas as Igrejas de Deus em nações pagãs deve ser governada de acordo com o costume que prevaleceu desde os tempos dos Padres.

Cânone III

Quanto a Máximo, o Cínico, e o transtorno que aconteceu em Constantinopla por sua causa, está decretado que Máximo nunca foi e não é agora um Bispo; que aqueles que foram ordenados por ele, não estão em ordem o que quer seja no clero, uma vez que tudo o que tem sido feito a respeito dele ou por ele, é declarado inválido. 

Cânone IV

(Provavelmente aprovada em Concílio, realizado em Constantinopla no ano seguinte, 382).


Em relação ao detalhe dos [Bispos] ocidentais, nós os recebemos em Antioquia que também confessam a unidade da divindade do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 


Cânone V

Aqueles que da heresia voltaram à ortodoxia e ao meio dos que estão sendo salvos, recebemos de acordo com o seguinte método e costumes: ariano, macedônios, e sabatianos e novacianos, que se chamam cátaros ou aristorianos e tetradianos, e apolinarianos, nós os recebemos, mediante darem sua renúncia por escrito [de seus erros] e anatematizamos toda heresia que não está de acordo com a Santa, Católica e Apostólica Igreja de Deus. Então, eles são primeiramente selados ou ungidos com o óleo santo sobre a testa, olhos, narinas, boca e ouvidos, e quando nós os selamos, nós dizemos, O Selo do Dom do Espírito Santo. Mas eunômianos, que são batizados com apenas uma imersão e montanistas, que são aqui chamados frígios, e Sabelianos, que ensinam a identidade do Pai e do Filho, e fazem diversas outras coisas perversas, e [os partidários deles] todas as outras heresias; pois existem muitas dessas aqui, particularmente entre aqueles que vêm do país dos Gálatas: - tudo isto, quando eles desejam voltar-se à ortodoxia, Nós recebemos como pagão. No primeiro dia nós os tornamos cristãos, no segundo catecúmenos, no terceiro, nós os exorcizamos por soprando três vezes em seu rosto e orelhas, e assim que instruí-los e obrigá-los a passar algum tempo na Igreja, para ouvir as Escrituras, e então nós os batizamos


Extraído: http://www.apologistascatolicos.com.br/obraspatristicas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...