sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O Preço da Fé


Em tempos como esse onde em muitas partes do mundo cristãos são perseguidos e mortos, como ocorreu recentemente com os 21 coptas martirizados pelo ISIS, me pergunto se muitos de nós já consideraram o verdadeiro custo da fé que nos foi entregue. Reclamamos facilmente de coisas triviais, dos bancos da paroquia, do fato da Igreja não ter ar condicionado, das celebrações demoradas.




Mas você já pensou ou sequer considerou as dificuldades daqueles que vieram antes de nós e trabalharam duro para que as gerações futuras recebessem a verdadeira fé? Todas as vezes que ler o Credo lembre-se dos mártires que morreram pelas verdades que professamos com tanta facilidade.

São Paulo em um trecho de II Corintios 11,23 listou os sofrimentos suportados por ele em seu ministério para pregar o Evangelho: 

"Muito mais pelos trabalhos, muito mais pelos cárceres, pelos açoites sem medida. Muitas vezes vi a morte de perto. Cinco vezes recebi dos judeus os quarenta açoites menos um. Três vezes fui flagelado com varas. Uma vez apedrejado. 

Três vezes naufraguei, uma noite e um dia passei no abismo. Viagens sem conta, exposto a perigos nos rios, perigos de salteadores, perigos da parte de meus concidadãos, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos entre falsos irmãos! 

Trabalhos e fadigas, repetidas vigílias, com fome e sede, frequentes jejuns, frio e nudez! Além de outras coisas, a minha preocupação cotidiana, a solicitude por todas as igrejas! Quem é fraco, que eu não seja fraco? Quem sofre escândalo, que eu não me consuma de dor?"

Muitas punições como os flagelamentos e açoites não eram passíveis de sobrevivência, mas São Paulo as suportou mais de uma vez. O preço do Evangelho que lemos com tão pouco esforço e as vezes até de qualquer jeito, é alto. Adicione a isso os muitos mártires que derramaram seu sangue, juntamente com São Paulo. Adicione também os muitos esforços dos missionários.


Nunca se esqueça do preço da fé. Toda vez que você entrar em uma igreja, recitar o Credo, ou abrir uma Bíblia ou catecismo, considere o valor, a preciosidade daquilo que agora você desfruta. Lembre-se do sangue, suor, lágrimas, trabalho, recursos por trás de cada edifício, livro e anúncio do Reino. Alguém pagou caro para transmitir o Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...