quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Um Novo Exame de Consciência para a Quaresma



O Capítulo 4 da Regra de São Bento pode ser muito frutuoso se levarmos em conta os preciosos conselhos contidos nele. 

Embora muitos de seus capítulos não se encaixem imediatamente a vida de um cristão leigo, a Regra está abundantemente preenchida com tesouros espirituais preciosos, que prontamente se prestam como trunfo na batalha contra o mundo, a carne e o diabo – um dever que devemos sempre ter em mente, especialmente no tempo da Quaresma quando a Igreja coloca isso em destaque.

Esta Regra é uma sinopse do Cristianismo, um compêndio dos mistérios que abrangem toda a doutrina do Evangelho, de todas as instituições dos Santos Padres e de todos os conselhos de perfeição. Ponderando este capitulo foi criado este exame de consciência, que diferente dos exames de consciência padrão não é organizado de acordo com os Mandamentos, mas sim com os conselhos presentes no Evangelho concatenados na Regra de São Bento.



Baseado no Capítulo 4 da Regra de São Bento
Geral

Eu negligenciei amar o Senhor Deus com todo meu coração, com toda minha alma, com todas minhas forças e a meu próximo como a mim mesmo? Se sim, de que forma especificamente?

Em atos ou pensamentos, eu matei, cometi adultério, roubei, cobicei ou dei falso testemunho?

Eu deixei de respeitar todos os homens?

Eu fiz ao outro o que eu não teria feito a mim?

Eu preferi alguma coisa ao amor de Cristo?

Autonegação

Tenho sido autoindulgente ao em vez de negar a mim mesmo a fim de seguir a Cristo?

Mimei meu corpo ou procurei um movo de vida delicado ao em vez de castigar meu corpo?

Negligenciei o jejum ou abstinência?

Exagerei no vinho ou em outras bebidas ou cheguei a glutonaria?

Emergi a mim mesmo em assuntos mundanos ao em vez de me manter afastado deles?

Saciei os desejos da carne em vez de detestar minha própria vontade?

Pequei contra a castidade, modéstia ou pureza?

Caridade em Relação ao Próximo

Negligenciei, quando era possível, a aliviar os pobres, vestir os nus, visitar os doentes, enterrar os mortos, ajudar na aflição e consolar os aflitos?

Satisfiz a raiva ou nutri desejo de vingança?

Fomentei a malícia em meu coração ou fiz uma paz fingida?

Deixei de proferir a verdade de coração e alma?

Retribui o mal com mal ou fiz o mal a alguém?

Senti ou demonstrei impaciência quando injustiçado?

Odiei meus inimigos ou qualquer pessoa?

Negligenciei rezar pelos meus inimigos no amor de Cristo?

Evitei fazer as pazes com qualquer adversário antes do pôr do Sol?

Fugi da perseguição consequente da causa da justiça?

Proferi maldição por maldição ao em vez de bênçãos?

Fui culpado de murmúrio ou detração?

Me entreguei em conversas excessivas, palavras vãs ou risos impróprios?

Proferi o mal e palavras perversas?

Fui invejoso ou me entreguei a inveja?

Amei a discórdia?

Me entreguei a vaidade?

Fui orgulhoso?

Deixei de em reverenciar meus mais velhos em Cristo?

Deixei de amar meus irmãos, subalternos, dependentes ou alunos?

Eu, de qualquer outra forma, esqueci da caridade?

Procurai Primeiro o Reino de Deus

Fui relaxado em cumprir diariamente os mandamentos de Deus?

Negligenciei nas minhas orações a confissão diária dos pecados passados?

Vacilei em colocar minha confiança em Deus?

Eu sutilmente ou abertamente atribui o bem que vejo em mim, a mim mesmo, ao vez de Deus?

Evitei reconhecer ao mal que cometi ou tentei jogar a culpa em outra pessoa?

Atrasei em dar os passos necessários para emendar meus pecados, negligencias e quedas?

Fui descuidado ao não esmagar meus pensamentos ruins na rocha de Cristo no instante em que eles veem ao meu coração?

Fui relaxado ao não me aplicar a oração frequente ou a lectio divina?

Deixei de manter a morte sempre diante dos meus olhos, com temor do Dia do Juízo e horror do Inferno?

Não tenho desejado a vida eterna com toda ansiedade espiritual?

Deixei de vigiar as ações na minha vida tendo em mente que Deus me vê em qualquer lugar?

Deixei de seguir o conselho do meu diretor espiritual quando deveria?

Escondi dele pensamentos maus?

Demostrei pouca obediência as ordens daqueles que foram colocados em posição de autoridade sobre mim?

Procurei obter reputação por meio da santidade ao em vez da santidade por amor a Deus?

Desesperei da misericórdia de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...