quinta-feira, 7 de maio de 2015

Infalibilidade da Igreja e das Leis Disciplinares - Mons. Van Noort


1. Significado do termo

A própria palavra infalibilidade indica uma necessária imunidade ao erro. Quando alguem fala de infalibilidade da Igreja, um dos significados é o que afirma que Igreja não pode enganar nem ser enganada em questões de fé e moral. É uma prerrogativa de toda a Igreja; mas pertence de uma forma àqueles que executam o ofício de ensinar e de outra forma àqueles que são ensinados. Daí a distinção entre infalibilidade ativa pela qual os governantes da Igreja são tornados imunes de erro quando ensinam; e infalibilidade passiva, pela qual todos os fiéis de Cristo são preservados de erro em suas crenças.


Infalibilidade passiva depende e é causada pela infalibilidade ativa: pelo qual os fiéis são mantidos isentos de erros em matéria religiosa apenas por fidelidade em seguir suas autoridades. Por conseguinte, é limitada pelas mesmas restrições como é infalibilidade ativa, e, portanto será suficiente para trata-la por último. Infalibilidade ativa pode ser definida da seguinte forma: o privilégio pelo qual o Magistério da Igreja através da assistência do Espírito Santo, é preservado imune ao erro quando define uma doutrina de fé ou moral.

As palavras “através da assistência do Espírito Santo” indicam que esta liberdade de erro é algo derivado; as palavras "quando se define uma doutrina de fé ou moral" limitam esta inerrância ao assunto definido. 


II. Erros

1. Protestantes geralmente não atribuem infalibilidade a nenhuma igreja, pelo menos a nenhuma igreja visível. Os Puseyists eram propensos a conceder infalibilidade a algum tipo de igreja ideal composta pela católica romana, grega e as comunhões anglicanas. Os Pistoianos afirmavam que esta infalibilidade, como todo o poder sagrado tinha sido dada principal e diretamente a todo o corpo de fiéis, mas não as autoridades, como meros agentes desse corpo. Os jansenistas da Holanda parecem seguir a mesma opinião, uma vez que a exigem de um decreto infalível: (A) que os delegados ou representantes de toda a "Igreja" estejam reunidos para um Concílio Ecumênico; (B) que esses delegados concordam que a doutrina pertence ao depósito da fé e que sempre foi aceita por toda a Igreja; (C) que o seu julgamento seja ratificado universalmente pela Igreja em todo o mundo.

2. Modernistas, uma vez que não reconhecem sequer um ofício de ensinar  divinamente estabelecido, naturalmente não admitem que o privilégio da infalibilidade tenha sido concedido este ofício. A autoridade doutrinária ou dogmática que eles próprios concedem as autoridades da Igreja significa apenas isto: que essas autoridades estejam alertas para o que pode, em qualquer período determinado, estar acontecendo na consciência cristã, de modo que eles devem dar-lhe formulação apropriada. É claro que as fórmulas devem ser modificadas assim que já não correspondam mais com a nova mentalidade e com a evolução da consciência religiosa. De fato, no sistema modernista, o dever da autoridade doutrinária não é viajar que nunca ocorra qualquer mudança na crença ou na compreensão da verdade absoluta e imutável pregada desde o princípio pelos Apóstolos. Esta autoridade é pelo contrário, cuidar para que isso seja mantido o que pode parecer melhor adaptada ao nível cultural de cada geração.

O primeiro passo no tratamento a seguir será uma demonstração do fato da infalibilidade. Em seguida será um estudo de seu objeto ou extensão e, finalmente, uma investigação sobre a sua natureza. A discussão especifica sobre o assunto da infalibilidade se encaixa de forma mais conveniente na segunda seção deste tratado. Basta mencionar aqui, em antecipação da discussão mais ampla, que esse assunto é tanto o corpo de autoridades da Igreja juntamente com a sua Cabeça, em outras palavras, o colégio católico romano de bispos, e o governante supremo de toda a Igreja, o Pontífice Romano.

[...]

Afirmação 3: Infalibilidade da Igreja estende-se à sua disciplina geral. Essa proposição é teologicamente certa.

Pelo termo "disciplina geral da Igreja" são designadas as leis eclesiásticas passadas a Igreja universal para a direção do culto cristão e a vida cristã. Observe as palavras em itálico: leis eclesiásticas, passadas a Igreja universal.

A imposição de ordens não pertence diretamente ao ofício de ensinar, mas ao ofício de governar; leis disciplinares são apenas indiretamente um objeto da infalibilidade, ou seja, apenas em razão da decisão doutrinal implícita nelas. Quando as autoridades da Igreja sancionam uma lei, eles fazem implicitamente um duplo julgamento:

1. "Esta lei é compatível com doutrina de fé e moral da Igreja"; ou seja, ele não impõe nada que esteja em desacordo com a fé e os bons costumes.  Isso equivale a um decreto doutrinal.

2. "Esta lei, considerando todas as circunstâncias, é a mais oportuna". É um decreto de juízo prático.

Contudo é imprudente lançar calúnias sobre a conveniência de uma lei, especialmente no momento em que a Igreja a impõe ou expressamente afirma-a, ainda que a Igreja não tenha a pretensão de ser infalível na emissão de um decreto de juízo prático. Nunca foi prometido o mais alto grau de prudência as autoridades da Igreja a respeito da direção de assuntos. Mas a Igreja é infalível na emissão de um decreto doutrinal como esclarecido acima - e de tal forma que nunca poderá sancionar uma lei universal que estaria em contradição com a fé ou com os bons costumes ou seria por sua própria natureza propícia ao prejuízo das almas.

Infalibilidade da Igreja em matéria disciplinar, quando entendida dessa forma, se harmoniza perfeitamente com a mutabilidade das leis universais. Uma lei mesmo que seja completamente harmônica com a verdade revelada, pode, dada a alteração nas circunstâncias, tornam-se menos oportuna ou mesmo inútil, portanto, a prudência pode ditar a sua revogação ou modificação.

Prova:

1. A finalidade da infalibilidade. A Igreja é dotada de infalibilidade para que possa salvaguardar toda a doutrina de Cristo e ser para todos os homens uma mestra segura quanto o modo de vida cristã. Mas se a Igreja pudesse cometer um erro da maneira alegada quando legislasse uma disciplina geral, deixaria de ser uma guardiã fiel da doutrina revelada ou mestra segura do modo de vida cristã. Não seria guardiã da doutrina revelada, pois a imposição de uma lei viciosa seria, para todos os efeitos práticos, equivalente a uma definição errônea de doutrina; todos naturalmente concluiriam aquilo que a Igreja havia ordenado contraria a sã doutrina. Não seria uma mestra do modo cristão de vida, pois por suas leis induziria corrupção na prática da vida religiosa.

2. A definição oficial da Igreja condena como "pelo menos errônea" a hipótese de “que a Igreja poderia estabelecer disciplina que fosse perigosa, prejudicial e propício à superstição e ao materialismo”

Corolário

O axioma conhecido, lex orandi lex credendi est (a lei da oração é a lei da fé), tem uma aplicação especial na doutrina da infalibilidade da Igreja em matéria disciplinar. Este axioma afirma com efeito que as fórmulas de oração aprovadas para uso público na Igreja universal não podem conter erros contra a fé ou moral. Mas seria completamente errado concluir que todos os fatos históricos que estão presentes aqui e ali nas lições do Breviário Romano, ou todas as explicações de passagens bíblicas que são utilizados nas homilias do Breviário devem ser tomados como infalivelmente verdadeiras. No caso dos primeiros , esses fatos particulares não são um objeto da infalibilidade já que não têm conexão necessária com a revelação. Quanto ao último a Igreja ordena sua recitação não porque eles são certamente verdadeiros, mas porque são edificantes.

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