domingo, 12 de agosto de 2012

Venerável Maria de Jesus de Ágreda




Sua vivência plena em Jesus e em Maria a mãe dileta que tanto amava foi o que a fez mover os passos de sua tão curta vida.

Nascida em uma numerosa família de onze filhos, sendo ela a mais jovem, não descobrira ainda a vocação na tenra infância, mas a descobriu quando já completara 12 anos. Ao ouvir o chamado do Senhor, buscou muitas congregações, encontrou á Congregação das Irmãs Carmelitas Descalças, e já havia marcado seu ingresso, porém, sua mãe teve uma surpreendente revelação: Jesus á disse que a família deveria transformar sua belíssima casa em um Mosteiro, onde haveriam de ingressar a mãe e as filhas, enquanto o pai e os filhos moços iriam ingressar na Ordem Franciscana.




Após tais revelações, disse a mãe á jovem Maria, que logo tratou de preparam a casa o mais breve possível para ser um Mosteiro. Foi construída uma pequena capela, e a clausura dentro da antiga casa, o pai e os filhos despediram-se e rumaram á um convento franciscano. Mas agora Maria, sua mãe suas irmãs muito surpresas ficaram, pois não saberiam dizer qual congregação aquele mosteiro ocuparia. Mas Jesus disse á jovem Maria "Faz daqui um Mosteiro da Ordem da Imaculada Conceição", e assim a fizeram.

Logo após muitas cartas enviadas para Mosteiros da Ordem da Imaculada Conceição em toda a Espanha, vieram muitas monjas, que muito felizes ficaram ao se estabelecerem em um Mosteiro com tanta presença do Santo Evangelho. Maria após o estudo para tornar-se religiosa, tomou o hábito santo aos 16 anos, tomando o nome de Irmã Maria de Jesus de Ágreda ( pois a cidade chamava-se Ágreda).

Porém, logo após sua tomada de hábito, começaram a surgir fenômenos dos quais nunca antes haviam acontecido com á jovem, tais como: visões de Maria Santíssima, passagem de dois lugares ao mesmo tempo, êxtase total e completo, ela mesmo descreve tais revelações:

“E chegou minha infelicidade – escreve Irmã Maria – a que depois de comungar me colocaram o véu e me viram alguns seculares. E como isto, de arroubous, faz no mundo imprudente tanto barulho, estendeu-se e passou adiante a publicidade; as superioras que haviam, eram amicíssimas destas exterioridades e foram se empenhando com uns e outros seculares; por haver concedido a alguns, não se lhes negavam a outros.

“Deu-me aviso disto um enfermo, aflito, que veio ao convento me ver, o que para mim foi tão fatigante, minha amargura e dor foram tais, que fiz voto de não receber a Nosso Senhor sem fechar-me na comungatória. Pedi um cadeado e me fechei; e o podia fazer porque só comungava pelas muitas enfermidades que eu tinha. Outras vezes, que me tiravam a chave, bebia xarope ou medicamentos para que não me obrigassem a receber Nosso Senhor, julgando melhor carecer deste consolo, que submeter-me a tão grande imprudência, como mostrar-me a todos os que concorriam que, só de ouvir o barulho deles, me desmaiava; repreendiam-me asperamente e me imputavam desobediência e, para obedecer, me rendia".

Porém as irmãs superioras ao verem tais fenômenos, pensaram estar á jovem Irmã provocando falsos fenômenos para chamar á atenção, por isso á trancavam todos os dias em sua cela, esperando que lá não tivesse como ocorrer-lhe tais coisas.Mas justamente em sua humilde cela, enquanto trancafiada, ela tinha as revelações mais belas de sua doce mãe, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que lhe ditava todos os dias um livro do qual ela deveria chamar "A mística cidade de Deus".

Após alguns anos vieram novas monjas, e encantadas com tal exemplo de vivência á exemplo de Maria Santíssima encontrada na Irmã Maria de Jesus de Ágreda, quiseram fazê-la Abadessa, sendo que a qual não podia, pois nem ainda 25 anos tinha. Mas após completa-los aceitou com muito humildade o cargo, ensinando ás irmãs tudo o que Maria e Jesus a mandavam ensinar. Devido ás suas visões quase foi decapitada por inquisição.

Depois de muitos anos de vivência em mais pura santidade foi para os braços de Jesus Cristo. Sendo depois proclamada Serva de Deus, Bem-Aventurada e hoje é Venerável, faltando apenas dois passos para sua canonização, que ainda não ocorreu devido á pesquisas que a acusam muito injustamente. Mas Jesus a irá dar a glória da santidade, seu corpo desde sua morte terrena está incorrupto, e pode ser visto no Mosteiro das Irmãs Concepcionistas de Ágreda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...