ENCÍCLICA
QUANTA
CURA
DO PAPA PIO IX
Aos Veneráveis Irmãos Patriarcas, Primazes, Arcebispos, Bispos e demais
Ordinários em paz e comunhão com a Sé Apostólica
Com quanto
cuidado e pastoral vigilância cumpriram em todo tempo os Romanos Pontífices,
Nossos Predecessores, a missão a eles confiada pelo próprio Cristo Nosso
Senhor, na pessoa de São Pedro, Príncipe dos Apóstolos - com o encargo de
apascentar as ovelhas e os cordeiros, já nutrindo a toda a grei do Senhor com
os ensinamentos da fé, já imbuindo-a com doutrinas sadias e apartando-a dos
pastos envenenados -, de todos, mas muito especialmente de vós, Veneráveis
Irmãos, é perfeitamente conhecido e sabido. Porque, na verdade, Nossos
Predecessores, defensores e vindicadores da sacrossanta religião católica, da
verdade e da justiça, plenos de solicitude pelo bem das almas de modo
extraordinário, nada cuidaram tanto como descobrir e condenar com suas Cartas e
Constituições, plenas de sabedoria, todas as heresias e erros que, contrários a
nossa fé divina, a doutrina da Igreja católica, a honestidade dos costumes e a
eterna salvação dos homens, levantaram com freqüência graves tormentas, e
trouxeram lamentáveis ruínas sobre a Igreja como também sobre a própria
sociedade civil. Por isso, Nossos Predecessores, com apostólica fortaleza
resistiram sem cessar às iníquas maquinações dos malvados que, lançando como as
ondas do feroz mar a espuma de suas conclusões, e prometendo liberdade, quando
na realidade eram escravos do mal, trataram com suas enganosas opiniões e com
seus escritos perniciosos de destruir os fundamentos da ordem religiosa e da
ordem social, de retirar do meio toda virtude e justiça, de perverter todas as
almas, de separar os incautos - e, sobre tudo, a inexperiente juventude - da
reta norma dos costumes sadios, corrompendo-a miseravelmente, para enredá-la
nas armadilhas do erro e, por último, arrancá-la do seio da Igreja católica.
2. Por
isso, como bem o sabeis, Veneráveis Irmãos, apenas Nós, por um secreto desígnio
da Divina Providência, mas sem mérito nenhum Nosso, fomos elevados a esta
Cátedra de Pedro; ao ver, com profunda dor de Nosso coração, a horrorosa
tormenta levantada por tantas opiniões perversas, assim como ao examinar os
danos tão graves como dignos de lamentar com que tais erros afligiam o povo
cristão; por dever de Nosso apostólico ministério, e seguindo os passos
ilustres de Nossos Predecessores, levantamos Nossa voz, e por meio de várias
Cartas encíclicas divulgadas pela imprensa e com as Alocuções contidas no
Consistório, assim como por outros Documentos apostólicos, condenamos os erros
principais de nossa época tão desgraçada, excitamos vossa exímia vigilância episcopal,
e com todo Nosso poder avisamos e exortamos a Nossos caríssimos filhos para que
abominassem tão horrendas doutrinas e não se contagiassem delas. E
especialmente em Nossa primeira Encíclica, de 9 de novembro de 1846 a vós
dirigida, e nas Alocuções consistoriais, de 9 de dezembro de 1854 e de 9 de
junho de 1862, condenamos as monstruosas opiniões que, com grande dano das
almas e detrimento da própria sociedade civil, hoje em dia imperam; erros que
não só tratam de arruinar a Igreja católica, com sua saudável doutrina e seus
direitos sacrossantos, mas também a própria eterna lei natural gravada por Deus
em todos os corações e ainda a reta razão. São esses os erros, dos quais se
derivam quase todos os demais.
3. Mas,
embora não temos deixado Nós de proscrever e condenar estes tão importantes
erros, sem embargo, a causa da Igreja católica e a salvação das almas de Deus
Nos há confiado, e até o próprio bem comum exigem imperiosos que de novo
excitemos vossa pastoral solicitude para combater outras depravadas opiniões
que também se derivam daqueles erros como de sua fonte. Opiniões falsas e
perversas, que tanto mais se hão de detestar quanto que tendem a impedir e
ainda suprimir o poder saudável que até o final dos séculos deve exercer
livremente a Igreja católica por instituição e mandato de seu divino Fundador,
sobre os homens em particular e também sobre as nações, povos e governantes
supremos; erros que tratam, igualmente, de destruir a união e a mútua concórdia
entre o Sacerdócio e o Império, que sempre foi tão proveitosa para a Igreja,
como para o próprio Estado.
Sabeis
muito bem, Veneráveis Irmãos, que em nosso tempo há não poucos que, aplicando à
sociedade civil o ímpio e absurdo princípio chamado de naturalismo, atrevem-se
a ensinar "que a perfeição dos governos e o progresso civil exigem
imperiosamente que a sociedade humana se constitua e se governe sem
preocupar-se em nada com a religião, como se esta não existisse, ou, pelo
menos, sem fazer distinção nenhuma entre a verdadeira religião e as
falsas". E, contra a doutrina da Sagrada Escritura, da Igreja e dos Santos
Padres, não duvidam em afirmar que "a melhor forma de governo é aquela em
que não se reconheça ao poder civil a obrigação de castigar, mediante
determinadas penas, os violadores da religião católica, senão quando a paz
pública o exija". E com esta idéia do governo social, absolutamente falsa,
não hesitam em consagrar aquela opinião errônea, em extremo perniciosa à Igreja
católica e à saúde das almas, chamada por Gregório XVI, Nosso Predecessor, de
feliz memória., loucura, isto é, que "a liberdade de consciências e de
cultos é um direito próprio de cada homem, que todo Estado bem constituído deve
proclamar e garantir como lei fundamental, e que os cidadãos têm direito à
plena liberdade de manifestar suas idéias com a máxima publicidade - seja de
palavra, seja por escrito, seja de outro modo qualquer -, sem que autoridade
civil nem eclesiástica alguma possam reprimir em nenhuma forma". Ao
sustentar afirmação tão temerária, não pensam nem consideram que com isso
pregam a liberdade de perdição, e que, se se dá plena liberdade para a disputa
dos homens, nunca faltará quem se atreva a resistir à Verdade, confiado na
loquacidade da sabedoria humana mas Nosso Senhor Jesus Cristo mesmo ensina como
a fé e a prudência cristã hão de evitar esta vaidade tão danosa.
4. E,
quando na sociedade civil é desterrada a religião e ainda repudiada a doutrina
e autoridade da mesma revelação, também se obscurece e até se perde a
verdadeira idéia da justiça e do direito, em qual lugar triunfam a força e a
violência, claramente se vê por que certos homens, depreciando em absoluto e
desejando a um lado os princípios mais firmes da sã razão, se atrevem a
proclamar que "a vontade do povo manifestada pela chamada opinião pública
ou de outro modo, constitui uma suprema lei, livre de todo direito divino ou
humano; e que na ordem política os fatos consumados, pelo mesmo que são
consumados, têm já valor de direito". Mas, quem não vê e não sente
claramente que uma sociedade, subtraída as leis da religião e da verdadeira
justiça, não pode ter outro ideal que acumular riquezas, nem seguir mais lei,
em todos seus atos, que um insaciável desejo de satisfazer a concupiscência
indomável do espírito servindo tão somente a seus próprios prazeres e
interesses? Por isso, esses homens, com ódio verdadeiramente cruel, perseguem
as Ordens religiosas, tão beneméritas da sociedade cristã, civil e até
literária, e gritam blasfêmias que aquelas não têm razão alguma de existir,
fazendo assim eco dos erros dos hereges. Como sabiamente ensinou Nosso
Predecessor de feliz e recente memória Pio VI, "a abolição das religiões
prejudica o estado de pública profissão dos conselhos evangélicos, tão
recomendada na vida da Igreja, em consonância com a doutrina apostólica, e
condena os próprios fundadores que veneramos nos altares, os quais, inspirados
por Deus, formaram suas próprias religiões". Levam sua impiedade a
proclamar que se deve retirar à Igreja e aos fiéis a faculdade de
"distribuir caritativamente esmola em público", e que deve
"abolir-se a lei proibitiva, em determinados dias, das obras servis, para
dar culto a Deus": com suma falácia pretendem que aquela faculdade e esta
lei "estão em oposição aos postulados de uma verdadeira economia
política". E, não contentes com que a religião seja afastada da sociedade,
querem também arrancá-la da própria vida familiar.
5.
Apoiando-se no funestíssimo erro do comunismo e socialismo, asseguram que
"a sociedade doméstica deve toda sua razão de ser somente ao direito civil
e que, por tanto, somente da lei civil se derivam e dependem todos os direitos
dos pais sobre os filhos e, sobretudo, do direito da instrução e da
educação". Com essas máximas tão ímpias como suas tentativas, não intentam
esses homens tão falazes senão subtrair, por completo, a saudável doutrina e influência
da Igreja à instrução e educação da juventude, para assim infeccionar e
depravar miseravelmente as ternas e inconstantes almas dos jovens com os erros
mais perniciosos e com toda sorte de vícios. Com efeito; todos quantos
maquinavam perturbar a Igreja ou o Estado, destruir a reta ordem da sociedade,
e assim suprimir todos os direitos divinos e humanos, dirigiram seu empenho e
esforços no intuito e enganar e depravar, como já fizemos anotar, a juventude,
em cuja corrupção depuseram toda a sua esperança. Esta é a razão por que o
clero - secular e regular - apesar dos encendidos elogios que um e outro tem
merecido em todos os tempos, como o testemunham os mais antigos documentos
históricos, assim na ordem religiosa como no civil e literário, é objeto de
suas mais nefandas perseguições; e andam dizendo que esse Clero "por ser
inimigo da verdade, da ciência e do progresso deve ser apartado de toda
ingerência na instrução da juventude".
6. Por
outro lado, renovando os erros, tantas vezes condenados, dos protestantes,
atrevem-se a dizer, sem vergonha nenhuma, que a suprema autoridade da Igreja e
desta Sé Apostólica, que outorgou Nosso Senhor Jesus Cristo, depende em
absoluto da autoridade civil; negam à própria Sé Apostólica e à Igreja todos os
direitos que tem nas coisas que se referem à ordem exterior. Nem se pejam de
afirmar que "as leis da Igreja não obrigam a consciência, senão se
promulgada pela autoridade civil; que os documentos e os decretos dos Romanos
Pontífices, até os tocantes à Igreja, necessitam da sanção e aprovação - ou
pelo menos do assentimento- do poder civil; que as Constituições apostólicas -
pelos que se condenam as sociedades clandestinas ou aquelas em que se exige o
juramento de manter o secreto, e que se excomungam seus adeptos e fautores- não
têm força nenhuma naqueles países onde vivem toleradas pela autoridade civil;
que a excomunhão lançada pelo Concílio de Trento e pelos Romanos Pontífices
contra os invasores e usurpadores dos direitos e bens da Igreja, apoia-se numa
confusão da ordem espiritual com o civil e político, e que não tem outra
finalidade que promover interesses mundanos; que a Igreja nada deve mandar que
obrigue a as consciências dos fiéis na ordem ao uso das coisas temporais; que a
Igreja não tem direito de castigar com penas temporais os que violam suas leis;
que é conforme a Sagrada Teologia e aos princípios do Direito público que a propriedade
dos bens possuídos pelas Igrejas, Ordens religiosas e outros lugares piedosos,
há de atribuir-se e vindicar-se para a autoridade civil". Não se pejam de
confessar aberta e publicamente o herético princípio, de que nascem tão
perversos erros e opiniões, isto é, "que o poder da Igreja não é por
direito divino distinta e independente do poder civil, e que tal distinção e
independência não se podem guardar sem que sejam invadidos e usurpados pela
Igreja os direitos essenciais do poder civil". Nem podemos passar em
silêncio a audácia de quem, não podendo tolerar os princípios da sã doutrina,
pretendem "que aos juízos e decretos da Sé Apostólica, que têm por objeto
o bem geral da Igreja, e seus direitos e sua disciplina, enquanto não toquem os
dogmas da fé e dos costumes, se pode negar assentimento e obediência, sem
pecado e sem nenhuma violação da fé católica". Esta pretensão é tão
contrária ao dogma católico do pleno poder divinamente dado pelo próprio Cristo
Nosso Senhor ao Romano Pontífice para apascentar, reger e governar a Igreja,
que não há quem não o veja e entenda clara e abertamente.
7. Em meio
de esta tão grande perversidade de opiniões depravadas, Nós, com plena
consciência de Nossa missão apostólica, e com grande solicitude pela religião,
pela sã doutrina e pela saúde das almas a Nos divinamente confiadas, assim como
até pelo próprio bem da sociedade humana, temos julgado necessário levantar de
novo Nossa voz apostólica. Portanto, todas e cada uma das perversas opiniões e
doutrinas determinadamente especificadas nesta Carta, com Nossa autoridade
apostólica as reprovamos, proscrevemos e condenamos; e queremos e mandamos que
todas elas sejam tidas pelos filhos da Igreja como reprovadas, proscritas e
condenadas.
8. A par
disso, bem sabeis, Veneráveis Irmãos, como hoje esses inimigos de toda verdade
e de toda justiça, adversários encarniçados de nossa santíssima Religião, por
meio de venenosos livros, libelos e periódicos, espalhados por todo o mundo,
enganam os povos, mentem maliciosamente e propagam outras doutrinas ímpias, das
mais variadas espécies.
9. Não
ignorais que também se encontram em nosso tempo aqueles que, movidos pelo
espírito de Satanás e incitados por ele, chegam a tal impiedade que não temem
atacar o próprio Rei Senhor Nosso Jesus Cristo, negando sua divindade com
frases insolentes e criminosas. E aqui não podemos deixar de louvar, Veneráveis
Irmãos, vosso zelo, pois contínua e esforçadamente haveis alçado vossa voz
contra tanta impiedade.
10. Assim,
pois, com esta Nossa carta de novo falamos a vós que, chamados a participar de
Nossa solicitude pastoral, Nos servis - em meio de Nossas grandes dores- de
consolo, alegria e ânimo, pela excelsa religiosidade e piedade que os
distinguem, assim como pelo admirável amor, fidelidade e devoção com que, em
união íntima e cordial conosco e com esta Sé Apostólica, os consagrais a levar
a pesada carga de vosso gravíssimo ministério episcopal. Na verdade que de
vosso excelente zelo pastoral esperamos que, empunhando a espada do espírito -
a palavra de Deus - e confortados com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo,
redobrais vossos esforços e cada dia trabalheis mais ainda para que todos os
fiéis confiados a vosso cuidado se abstenham das más ervas, que Jesus Cristo
não cultiva porque não são plantação do Pai. E não deixeis de inculcar sempre
aos próprios fiéis que toda a verdadeira felicidade humana provém de Nossa
augusta religião e de sua doutrina e exercício; que é feliz aquele povo, cujo
Senhor é seu Deus. Ensinai que os reinos subsistem apoiados no fundamento
da fé católica, e que nada há tão mortífero e tão perto do precipício, tão exposto
a todos os perigos, como pensar que, podendo bastar-nos a nós mesmos pelo livre
arbítrio recebido ao nascer, por isso, nada mais temos de pedir a Deus: isto é,
esquecemos de Nosso Criador e abjurar seu poderio, para assim mostrarmos
plenamente livres. Tampouco omitais o ensinamento que a potestade real não se
deu somente para governo do mundo, senão também e sobretudo para a defesa da
Igreja; e que nada há o que possa dar maior proveito e glória aos reis e
príncipes como deixar que a Igreja católica ponha em prática suas próprias leis
e não permitir que nada se oponha a sua liberdade, segundo ensinava outro
sapientíssimo e fortíssimo Predecessor Nosso, São Félix quando inculcava ao
imperador Zenão. Pois certo é que, ao se tratar das causas de Deus, é bom que
em tudo isso a vontade régia se esforce em submeter-se aos sacerdotes de Cristo
e não antepor-se aos mesmos, segundo o que o próprio Deus há determinado.
11. Mas,
se sempre foi necessário, Veneráveis Irmãos, agora de modo especial, no meio de
tão grandes calamidades para a Igreja e para a sociedade civil, no meio de tão
grande conspiração de inimigos contra o catolicismo e esta Sé Apostólica, entre
acúmulo tão grande de erros, é absolutamente indispensável que recorramos
confiados ao Trono da graça para conseguir misericórdia e encontrar a graça com
o oportuno auxílio.
Pelo qual
queremos excitar a devoção de todos os fiéis, para que, junto com Nós e com
Vós, no fervor e humildade das orações, roguem e supliquem incessantemente ao
clementíssimo Pai das luzes e da misericórdia; e com plena fé recorram sempre a
Nosso Senhor Jesus Cristo, que para Deus nos redimiu com seu Sangue; e com
fervor peçam continuamente a seu Coração dulcíssimo, vítima de sua ardente
caridade conosco, para que com os motivos de seu amor todo nos atraia até si,
de sorte que inflamados todos os homens em seu amor santíssimo caminhem retamente
segundo seu Coração, agradando a Deus em todo e frutificando em toda boa obra.
E sendo, indubitavelmente, mais gratas a Deus as orações dos homens, quando
esses recorrem a Ele com alma limpa de toda impureza, temos determinado abrir
com Apostólica liberalidade aos fiéis cristãos os celestiais tesouros da Igreja
confiados ao Nosso cuidado, a fim de que os próprios fiéis, mais fervorosamente
abrasados na verdadeira piedade e purificados pelo sacramento da Penitência das
manchas de seus pecados, com maior confiança dirijam a Deus suas orações e
consigam sua graça e sua misericórdia.
12. Por
meio, pois, destas Letras, com Nossa Autoridade Apostólica, a todos e a cada um
dos fiéis do mundo católico, de um e de outro sexo, concedemos a Indulgência
Plenária em forma de Jubileu, tão somente por espaço de um mês, até terminar o
próximo ano de 1865, e não mais, na forma que determineis vós Veneráveis
Irmãos, e os demais legítimos Ordinários, segundo o modo e maneira com que no
começo de Nosso Pontificado o concedemos por Nossas Letras apostólicas em forma
de Breve, dadas no dia 20 de novembro do ano de 1846, enviadas a todos os
Bispos, Arcano Divinae Providentiae consilio, e com todas as faculdades que Nós
por meio daquelas Letras concedíamos. E queremos que se guardem todas as
prescrições dessas ditas Letras, e se excetue o que declaramos excetuado. O
qual concedemos, não obstante qualquer coisa em contrário, até as dignas de
especial e individual menção e derrogação. E a fim de que desapareça toda
dúvida e dificuldade, temos ordenado que se os mandem cópias de ditas letras.
Roguemos - Veneráveis Irmãos- do fundo de nosso coração e com toda a alma a
misericórdia de Deus, porque Ele mesmo disse: "Não afastarei deles a minha
misericórdia". Peçamos e receberemos; e se o auxílio se fizer esperar,
pensemos que temos pecado gravemente; chamemos, porque a porta será aberta ao
que chamar, contanto que se bata a porta com orações, com gemidos e com
lágrimas, insistindo nós e perseverando; e que seja unânime Nossa oração. Cada
um rogue a Deus não somente por si mesmo, mas também por todos os Irmãos, como
o Senhor nos ensinou a rezar. E para que o Senhor conceda mais facilmente as
nossas orações e as vossas e as de todos os fiéis, ponhamos por intercessora
junto a Ele, com toda confiança, a Imaculada e Santíssima Virgem Maria, Mãe de
Deus, que aniquilou todas as heresias no mundo, e que, Mãe amantíssima de todos
nós, é toda doce... e plena de misericórdia..., a todos se oferece propicia e a
todos clementíssima; e com singular amor amplíssimo tem compaixão das
necessidades de todos, e como Reina que está a direita de seu Unigênito Filho,
Nosso Senhor Jesus Cristo, com manto de ouro e adornada com todas as graças,
nada há que Ela não possa obter Dele Peçamos também o auxilio do beatíssimo
Pedro, Príncipe dos Apóstolos e de seu co-apóstolo Paulo e de todos os Santos
que, amigos de Deus, já chegaram ao reino celestial e coroados possam a palma,
e que, seguros de sua imortalidade, estão solícitos por Nossa salvação.
Finalmente,
pedindo a Deus de todo coração para Vós a abundância de suas graças celestiais,
como prenda de Nossa singular benevolência, com todo amor os damos do íntimo de
Nosso coração Nossa Apostólica Benção, a vós mesmos, Veneráveis Irmãos, e a
todos os clérigos e fiéis confiados a vossos cuidados.
Dado em
Roma, junto a São Pedro, em 8 de dezembro de 1864, dez anos depois da definição
dogmática da Imaculada Conceição da Virgem Mãe de Deus, décimo nono ano de
Nosso Pontificado.
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