São Pedro Julião Eymard
O fim da Sociedade é
ainda render a Jesus no Santíssimo Sacramento o culto de honra maior, mais
santo e mais litúrgico possível.
Culto maior, pelo
serviço solene de Exposição onde Jesus é honrado como o Rei imortal dos
séculos, a quem toda honra e glória são devidas.
Ante esse sol de amor
tudo se eclipsa. Ante o Rei, o ministro não recebe distinções. Ante o Mestre
insigne, o servo desaparece.
Tudo quanto há de
precioso, de belo, de nobre, deve honrar o Trono divino de Jesus, Senhor único
de tudo. E, viesse a Sociedade a possuir todos os diamantes, todo o ouro, todas
as coroas do mundo, só deveria ver nisto tudo o privilégio de poder tudo consagrar
à glória do Mestre, já que tudo Lhe pertence.
Culto mais santo
O corpo também deve
adorar o Deus da Eucaristia e Lhe render suas homenagens exteriores.
Homenagens de
respeito, tendo-se modesta e convenientemente em Sua divina Presença, evitando
tudo aquilo que não se permitiria em presença dum personagem ilustre, dum
soberano.
Homenagens de piedade,
cumprindo com grande espírito de fé e de amor as cerimônias externas,
genuflexões, prostrações, reverências prescritas, porque constituem os atos
exteriores de adoração do coração e a profissão pública de Fé.
Homenagens públicas de
virtudes. Honrando por toda a parte o Mestre, quer em público, quer em particular,
quer nas ruas, quer nos templos; adorando-O, prostrado, quando Ele passa levado
em Viático, ou quando reina no Trono. E por toda a parte o Rei e Deus do nosso
coração, da nossa vida.
Culto mais litúrgico
A Igreja, sempre
inspirada pelo Espírito Santo, regrou o culto devido ao Seu divino Esposo,
Jesus Cristo, no Santíssimo Sacramento, e que por si, constitui o culto de
verdade e de santidade agradável a Deus.
A Igreja, ciosa da
honra e da glória do seu Rei, regulou os mínimos pormenores do Seu culto,
porque tudo é grande, tudo é divino em se tratando do Seu serviço.
O dever maior, quer da
Sociedade, quer da totalidade dos seus membros, é, portanto, estudar as
rubricas, os cerimoniais da Igreja e, seguindo-os com exata fidelidade, fazer
com que os fiéis, por sua vez, os observem e amem. Honrando desta forma a
divina Eucaristia, honro-O a em união com a Santa Igreja, em união com os Seus
santos. Rendo-Lhe, então, com a Igreja, uma só e mesma homenagem, presto-Lhe um
só e mesmo culto enquanto os Seus méritos suprem minha indignidade, e a Sua
perfeição, minha fraqueza. Meu culto então torna-se verdadeiramente católico.
Servirá ainda para
expiar as irreverências e culpas sem número que cometi nos santos lugares.
Servirá para reparar as profanações, os sacrilégios incessantemente cometidos
contra este Sacramento por tantos ímpios e maus cristãos.
Será um protesto
contra a incredulidade, uma profissão pública de nossa Fé e vocação pela maior
glória de Jesus. Hóstia de amor e de louvor.
Extraído: http://a-grande-guerra.blogspot.com.br/2012/06/culto-eucaristico.html
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