O Primeiro Concílio de Constantinopla em 381, foi debatida a natureza de Cristo e o arianismo. O
concílio reconfirmou o Credo
Niceno com
algumas modificações, e tratou de outros assuntos teológicos. O concílio
reuniu-se na Igreja de Santa Irene de maio a julho de 381. É o segundo Concílio
Ecumênico da Igreja Católica.
O Credo
Cremos em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do
céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor
Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os
mundos, Luz da Luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro, gerado, não criado,
consubstancial com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas . Que por nós
homens e para nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo e
da Virgem Maria, Se fez homem, foi crucificado por nós sob Pôncio Pilatos. Ele
sofreu e foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou, segundo as Escrituras, e
subiu aos céus, está sentado à direita do Pai. E deve voltar com glória para
julgar os vivos e os mortos. Cujo reino não terá fim. (I)
E [cremos] no Espírito Santo, Senhor e Doador da
Vida, que procede do Pai, que com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, que
falou pelos profetas. E [cremos] em uma, Santa, Católica e Apostólica Igreja
(II). Professo um só batismo para a remissão dos pecados, [e] nós esperamos
pela ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém.
Para o religiosíssimo do imperador Teodósio, o
Santo Sínodo dos Bispos reunidos em Constantinopla das diferentes províncias.
Começamos a nossa carta à sua Piedade com graças a
Deus, que estabeleceu o império de sua Piedade para a paz comum das Igrejas e
pelo apoio da verdadeira fé. E, depois de prestar agradecimentos devido a Deus,
como em dever que expomos diante de sua Piedade as coisas que foram feitas no
Santo Sínodo. Quando, então, tínhamos nos reunido em Constantinopla, de acordo
com a Carta de sua Piedade, primeiro de tudo renovamos nossa unidade de
coração uns pra com os outros e, então, pronunciamos algumas definições
concisas, ratificando a Fé dos Padres de Nicéia, e anatematizando as heresias que
surgiram, contrária aos mesmos. Além dessas coisas, também enquadramos certos
cânones para a melhor ordenação das Igrejas, todas as que temos anexas a esta
nossa carta. Por isso pedimos a sua Piedade, que o decreto do Sínodo possa ser
ratificado, a fim de que, como você tem honrado a Igreja por sua carta de
citação, assim que você deve definir o seu selo para a conclusão do que foi
decretado. Que o Senhor mantenha o seu império na paz e na justiça, e
prolongue-o de geração em geração, e ele pode acrescentar a seu poder terreno a
fruição do reino celestial também. Que Deus pela oração (εὐχαῖς τῶν ἁγίων) dos Santos, preste benevolência
ao mundo, que você possa ser forte e eminente em todas as coisas boas
como um imperador mais verdadeiramente piedoso e amado por Deus.
Cânones dos Cento e Cinqüenta Padres que se
reuniram em Constantinopla durante o Consulado dos Homens Ilustres, Flávio
Euquério e Flávio Evágrio na VII das Ides* de Julho.
Os Bispos das diferentes províncias reunidos pela
graça de Deus, em Constantinopla, na convocação do religiosíssimo imperador
Teodósio, decretou o que se segue:
Cânone I
A Fé dos trezentos e dezoito Padres reunidos em
Nicéia, na Bitínia não deve ser anulada, mas deve permanecer firme. E cada
heresia será anatemizada, particularmente a dos eunômios ou [Anomæans, os
Arianos ou] Eudoxianos, a dos semi-arianos ou pseumatomaquianos, a dos
sabelianos, a dos Marcelianos, focinianos e a dos apolinarianos.
Cânone II
Os bispos não devem ir além de suas dioceses para
as igrejas situadas fora de seus limites, nem trazer confusão nas igrejas, mas
que o Bispo de Alexandria, de acordo com os cânones, por si só administre os
assuntos do Egito; e que os bispos do Oriente administrem a sós o Oriente, os
privilégios da Igreja de Antioquia, que são mencionados nos cânones de Nicéia,
seja preservado; e que os bispos da Diocese asiática administrem os assuntos
asiáticos somente; e os bispos do Pôntico apenas assuntos de Pôntico; os bispos
da Trácia apenas assuntos da Trácia. E não deixar que os bispos ir além de suas
dioceses para a ordenação ou quaisquer outras ministrações eclesiásticas, a
menos que sejam convidados. E o cânone citado sobre dioceses sendo observadas,
é evidente que o sínodo de cada província irá administrar os assuntos de que
província em particular, como foi decretado em Nice. Mas as Igrejas de Deus em
nações pagãs deve ser governada de acordo com o costume que prevaleceu desde os
tempos dos Padres.
Cânone III
Quanto a Máximo, o Cínico, e o transtorno que
aconteceu em Constantinopla por sua causa, está decretado que Máximo nunca foi
e não é agora um Bispo; que aqueles que foram ordenados por ele, não estão em
ordem o que quer seja no clero, uma vez que tudo o que tem sido feito a
respeito dele ou por ele, é declarado inválido.
Cânone IV
(Provavelmente aprovada em Concílio, realizado em
Constantinopla no ano seguinte, 382).
Em relação ao detalhe dos [Bispos] ocidentais, nós os recebemos em Antioquia
que também confessam a unidade da divindade do Pai e do Filho e do Espírito
Santo.
Cânone V
Aqueles que da heresia voltaram à ortodoxia e ao
meio dos que estão sendo salvos, recebemos de acordo com o seguinte método e
costumes: ariano, macedônios, e sabatianos e novacianos, que se chamam cátaros
ou aristorianos e tetradianos, e apolinarianos, nós os recebemos, mediante
darem sua renúncia por escrito [de seus erros] e anatematizamos toda heresia
que não está de acordo com a Santa, Católica e Apostólica Igreja de Deus.
Então, eles são primeiramente selados ou ungidos com o óleo santo sobre a
testa, olhos, narinas, boca e ouvidos, e quando nós os selamos, nós dizemos, O
Selo do Dom do Espírito Santo. Mas eunômianos, que são batizados com apenas uma
imersão e montanistas, que são aqui chamados frígios, e Sabelianos, que ensinam
a identidade do Pai e do Filho, e fazem diversas outras coisas perversas, e [os
partidários deles] todas as outras heresias; pois existem muitas dessas aqui,
particularmente entre aqueles que vêm do país dos Gálatas: - tudo isto, quando
eles desejam voltar-se à ortodoxia, Nós recebemos como pagão. No primeiro dia
nós os tornamos cristãos, no segundo catecúmenos, no terceiro, nós os
exorcizamos por soprando três vezes em seu rosto e orelhas, e assim que
instruí-los e obrigá-los a passar algum tempo na Igreja, para ouvir as
Escrituras, e então nós os batizamos
Extraído: http://www.apologistascatolicos.com.br/obraspatristicas/
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