"Não deixes teu coração perturbado. Não tema
esta ou qualquer outra enfermidade, ou angústia. Eu não estou aqui? Quem é tua
Mãe? Tu não estás sob minha proteção?"
— Palavras da Santíssima Virgem exortando o índio Juan Diego a revelar Sua mensagem ao Bispo Zumárraga.
— Palavras da Santíssima Virgem exortando o índio Juan Diego a revelar Sua mensagem ao Bispo Zumárraga.
Em
1531, a Santíssima Virgem manifestou-se ao pobre índio e lavrador asteca Juan
Diego.
Comunicando-se no idioma náuatle, a
língua asteca, o nome Guadalupe assume o seguinte significado:
"Perfeitíssima Virgem, Santa Maria, que subjugará, esmagará e extirpará a
serpente de pedra".
A
"serpente de pedra" refere-se à temida serpente emplumada, a
divindade Quetzalcoatl, o mais monstruoso de todos os deuses astecas a
quem eram oferecidos vinte mil sacrifícios humanos por ano. Portanto, uma
divindade pagã, ou seja, a um espírito decaído que subjuga almas e
consciências. Exatamente um culto daqueles descritos no Antigo Testamento, condenado
pela Revelação Divina.
Nessa
importante intervenção a Mãe do Senhor deu ao bom índio sinais milagrosos
como a cura de seu tio Juan Bernardino, o inexplicável florescimento de várias
espécies de flores em plena neve, além da famosa imagem miraculosamente
estampada no tecido de sua tilma (manto ou capa longa usada
pelos índios, conhecida também como poncho).
A tilma de Don Diego, assim como a pintura nela estampada
contém mistérios que continuam intrigando a ciência em pleno século XXI.
Em
primeiro lugar, o que chama a atenção dos peritos é a singular conservação do
rude tecido da tilma (ou poncho) de Juan Diego.
Durante
séculos, esteve exposto, sem maiores cuidados, aos rigores do calor, da poeira
e da umidade, e mesmo assim sua tessitura não se desfibrou, nem tampouco se lhe
desvaneceu a admirável policromia.
"Os corantes da imagem não
pertencem nem ao reino vegetal, nem mineral nem ao animal"
A
matéria sobre a qual a imagem foi estampada é tecidoconfeccionado com
fibra de ayate, da espécie mexicana agave potulezacc, que
se decompõe por putrefação aos 20 anos, aproximadamente.
Em
contraposição, o avental de Juan Diego já dura 450 anos sem se rasgar
nem se decompor e, por motivos inexplicáveis, é imune à umidade e à poeira.
Atribuiu-se essa virtude ao tipo de pintura que cobre o pano, a qual poderia
atuar como matéria protetora.
Em
consequência, foi enviada uma amostra para ser analisada pelo
cientista alemão e Prêmio Nobel de Química Richard Kuhn, cuja resposta deixou
perplexos os consultantes. Os corantes da imagem não pertencem nem ao
reino vegetal, nem mineral nem ao animal, afirmou o pesquisador.
Na imagem da Virgem foi empregada uma
técnica inusitada, incompreensível e irrepetível
Pensou-se,
então, que a tela estivesse tratada por um procedimento especial. Mas de que
consistência seria essa preparação da tela para que a pintura pudesse aderir e
se conservar incólume sobre matéria tão frágil e perecível como é o ayate?
Confiaram
a dois estudiosos norte-americanos — o doutorCalagan, da NASA, e o professor
Jody B. Smith, catedrático de Filosofia da Ciência no Pensacolla College —
a tarefa de submetera imagem à análise fotográfica com raios
infravermelhos. As suas conclusões foram as seguintes:
1ª.) o ayate — tela rala de fio de maguey —
não possui preparação alguma, o que torna inexplicável, à luz dos conhecimentos
humanos, que os corantes impregnem fibra tão inadequada e nela se conservem.
2ª.) não há esboços prévios, como os
descobertos pelo mesmo processo nos quadros de Velázquez, Rubens, El Greco
e Ticiano. A imagem foi pintada diretamente, tal qual a vemos, sem esboços
nem retificações.
3ª.) não há pinceladas. A técnica empregada é
desconhecida na história da pintura. É inusitada, incompreensível eirrepetível.[1]
Reflexo de um homem de barba dentro
dos olhos da Virgem?
De
acordo com vários cientistas que analisaram a imagem estampada na tilma,
podemos ver refletidos em Seus olhos, em ambos e numa precisa
localização da mesma forma como refletido por um olho humano vivo, várias
figuras que têm sido extensivamente analisadas e parecem corresponder à forma e
tamanho de figura humana localizada na frente da imagem.
Em
1929, Alfonso Marcue, que foi fotógrafo oficial da antiga Basílica de
Guadalupe na Cidade do México, achou que se parecia claramente com a imagem de
um homem de barba refletido no olho direito da Virgem. A princípio ele não
acreditou no que estava diante de seus olhos. Como poderia ser? Um homem de
barba dentro dos olhos da Virgem? Depois de várias análises de sua fotografia
em preto e branco, ele não tinha dúvidas e decidiu informar as autoridades da
Basílica. Foi orientado para manter completo silêncio a respeito do
descobrimento.
Nos olhos da Virgem Santíssima,
eternizou-se um momento ocorrido há mais de 400 anos atrás
Mais
de 20 anos depois, em 29 de maio de 1951, Jose Carlos Salinas Chavez,
examinou uma boa fotografia da face, redescobriu a imagem de que aparece
claramente ser um homem de barba refletido no olho direito da Virgem, e
o localizou no olho esquerdo também.
Tal
descoberta sugere que os olhos da imagem registram o reflexo das testemunhas
que se encontravam presentes no exato momento em que Juan Diego desfraldou a tilma.
Assim,
nos olhos da Virgem Santíssima, eternizou-se um momento ocorrido há mais de 400
anos atrás.
Desde
então, várias pessoas tiveram a oportunidade de analisar mais de perto os olhos
da Virgem na tilma, incluindo mais de 20 médicos, oftalmologistas.
Pela
primeira vez, em 27 de março de 1956, foi o Dr. JavierTorroella Bueno,
MDS, um respeitado oftalmologista quem apresentou o primeiro relatório dos
olhos da imagem emitido por um médico.
Em
seu relatório, ele certifica a presença de uma tripla reflexão (conhecida como
efeito Samson-Purkinje), característica de todo olho humano vivo e situa
que, no resultado, as imagens estão localizadas exatamente onde elas deveriam
estar de acordo com tal efeito, e também que a distorção das imagens combina
com a curvatura da córnea humana.
O reflexo das figuras se apresenta
nos dois olhos da pintura, obedecendo curvatura
e distorção de um olho humano
No
mesmo ano outro oftalmologista, Dr. Rafael Torrija Lavoignet,
examinou os olhos da imagem com um oftalmoscópio em grande detalhe.
Ele
observou a aparente figura humana nas córneas nos dois olhos, com a localização
e distorção de um olho humano normal e, especialmente, notou uma singular
aparência dos olhos: eles parecem estranhamente vivos quando examinados.
Vários
outros exames dos olhos da imagem na tilma foram feitos por
oftalmologistas depois dessas primeiras. Com mais ou menos detalhes todos
concordam com as conclusões desses médicos mencionados acima.
Resultado de um escaner de altíssima resolução
Mas
um novo e fascinante tipo de análise dos olhos começou em 1979, quando o Dr.
Jose Aste Tonsmann, PhD, graduado pela Universidade Cornell,
trabalhando para IBM em processamento digital de imagens, ao digitalizar em um escaner de
altíssima resolução, uma ótima fotografia da face da Virgem, tomada diretamente
da tilma original.
Depois
de filtrar e processar as imagens digitalizadas dos olhos para eliminar os
"ruídos" e acentuá-las, fez algumas surpreendentes descobertas: não
só era claramente visível em ambos os olhos o "busto humano", mas outras
figuras humanas eram também visíveis!
Segundo
o Dr. Tonsmann, da esquerda para a direita pode-se ver o "índio
sentado", o "bispo Zumárraga", o "tradutor",
"Juan Diego mostrando a tilma" e abaixo "uma família".
Ou seja, testemunhas que historicamente presenciaram o fenômeno ocorrido há
quase meio século.
Este
cientista publicou seus últimos estudos sobre os olhos natilma, com completos
detalhes e fotografias.[2]
Recados da Virgem para os nossos
tempos
Talvez
um dos aspectos mais fascinantes de seu trabalho, em sua opinião, é de que
Nossa Senhora não só nos desejava deixar Sua imagem impressa como prova de Sua
aparição, mas também certas mensagens que permaneceram escondidas em Seus olhos
para serem reveladas quando a tecnologia permitisse descobri-las e num tempo em
que fossem mais necessárias.
Este
seria o caso da imagem de uma família presente no centro dos olhos da Virgem,
nesses momentos em que a instituição familiar é precisamente vítima de graves
ataques em nossos dias pelas facções que pretendem dizimar considerável número
do gênero humano.
A
imagem de várias figuras humanas que parecem constituir uma família (incluindo
várias crianças e um bebê levado nas costas por sua mãe, como se acostumava no
século XVI), aparece no centro da pupila da Virgem, como centro de sua visão,
como se pode verificar em imagem do olho direito ressaltando a família, obtida
com recursos de alta tecnologia pelo Dr. Aste Tonsmann.
Sinais da Virgem de Guadalupe em
defesa da vida, em pleno século XXI
Sobre
a questão da cultura da morte que ameaça a vida e a família promovida pela
revolução cultural em andamento — como na criminosa prática do aborto
legalizada — cabe aqui um parêntese. Certamente expressando Seu maternal apelo
justamente para promover a salvaguarda da família e defesa da vida, a
Santíssima Virgem de Guadalupe continua enviando Seus sinais celestiais em
pleno século XXI. Uma evidência desse celestial apelo deu-se através de um fato
extraordinário ocorrido em 24 de abril, 2007, logo depois da decisão do México
de legalizar o aborto.
Após
a Missa celebrada na Basílica pelas criancinhas não nascidas, abortadas, quando
muitos fiéis fotografavam o quadro da Virgem de Guadalupe, diante do qual uma
multidão de peregrinos desfilam num tapete rolante, a imagem de Nossa
Senhora começou a se apagar. Enquanto a imagem se apagava uma luz intensa
emanava de seu ventre, constituindo um halo brilhante tendo a forma de um
embrião. Essa luz provinha realmente do ventre da imagem da Santíssima Virgem
Maria. E não era um reflexo, nem um artefato.
O
engenheiro Luis Girault, que examinou a imagem, confirmou a
autenticidade do negativo e especificou que não foi nem modificado nem
alterado. Ele revelou que a luz não provinha de nenhum reflexo, mas saía
literalmente do interior da imagem da Virgem. A luz era muito branca, pura e
intensa, muito diferente dos clarões fotográficos habituais, produzidos pelos
flashes. Esta luz era envolvida por um halo com a forma de um embrião.
Examinando ainda mais precisamente esta imagem, distingue-seno interior do
halo certas zonas de sombra que são características de um embrião humano no
seio materno.
A
Fé católica nos ensina: "Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro
Homem"! Segundo as Escrituras, João Batista estremeceu no seio de sua mãe
para saudar o Seu Senhor. Portanto, conclui-se claramente que Nossa Senhora de
Guadalupe vem em socorro dos embriões não nascidos – ignorados dos legisladores
– lembrando assim o Evangelho de Lucas (1, 1): "Eis que conceberás e darás
à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus".
Fotografias
registraram o fenômeno e foram enviadas do México pelo Pe. Luis Matos,
superior da Comunidade des Béatitudes. (Resumo do comunicado, de 1.º
de maio de 2007, do Dr.Jean-Pierre Dickès, presidente da Associação
Católica de Enfermeiros e Médicos).
Alguns resultados das muitas
pesquisas
Voltando
às inúmeras constatações sobre a imagem da Virgem de Guadalupe, em suma,
poderíamos resumir ainda novas descobertas científicas referentes a sobrenaturalidade da
imagem de Guadalupe nos seguintes nove tópicos mencionados abaixo:
1. Estudos
oftalmológicos realizados nos olhos de Maria detectaram que ao acercar-lhe luz,
a retina se contrai e ao retirar a luz, volta a dilatar, exatamente como ocorre
em um olho vivo.
2. A
temperatura da fibra de maguey com a qual está confeccionada a tilma,
ou o ponche que usou Juan Diego, mantém uma temperatura constante de 36.6
graus, a mesma de um corpo humano vivo.
3. Um
dos médicos que analisou o ponche colocou seu estetoscópio embaixo do cinto que
a Santíssima Virgem possui e escutou batidas que em ritmos se repete
a 115 pulsações por minuto, exatamente à semelhança das batidas de um bebê no
ventre materno.
4. Não
se descobriu nenhum vestígio de pintura no tecido. Na realidade, há uma
distância de 0,3 mm da imagem, só se vê o tecido de maguey cru: as
cores desaparecem. Estudos científicos não conseguem descobrir a origem da
coloração que forma a imagem, nem o modo como amesma foi pintada. Não se
detectou vestígios de pinceladas nem outra técnica de pintura conhecida.
Cientistas da NASA confirmaram que o material que dá origem às cores não
pertence a nenhum dos elementos conhecidos na terra.
5. Foi
passado um raio laser no sentido lateral sobre o tecido, descobrindo que a
coloração da mesma não está nem na frente e nem no verso, e sim que as
cores flutuam há uma distância de três décimos de milímetro sobre o tecido, sem
tocá-lo.
6. A
fibra de maguey que constitui o tecido da imagem, não pode durar mais
que 20 ou 30 anos. Há vários séculos se pintou uma réplica da imagem em um
tecido de fibra demaguey idêntica, e a mesma se desintegrou depois de
varias décadas. Quase 500 anos passados do milagre, a imagem de Maria continua
tão firme como no primeiro dia. A ciência não consegue explicar porque a tela
não se desintegrou.
7. No
ano de 1791, derrubou-se acidentalmente ácido muriático no lado superior
direito do tecido. Num intervalo de 30 dias, sem tratamento algum, se
reconstituiu milagrosamente o tecido afetado.
8. No
início do século XX, um homem escondeu uma bomba de alto poder entre um arranjo
floral, e o colocou aos pés do manto. A explosão destruiu tudo ao redor,
chegando a retorcer um crucifixo de ferro próximo, mas o manto, no entanto,
permaneceu intacto.
9. Uma
comissão de astrônomos investigou as estrelas visíveis no manto de Maria e,
através de minuciosos cálculos concluíram que cada uma das estrelas estampadas
refletem a exata configuração e posição que se apresentava o céu do México no
dia em que aconteceu o milagre.
•
Do lado direito do manto da Virgem se encontram "comprimidas" as
constelações do sul:
• 4 estrelas que formam parte da constelação de Ofiuco(Ophiucus).
• Abaixo se observa Libra e na direita, a que parece uma ponta de flecha corresponde ao início de Escorpião(Scorpius).
• No meio, se assinala duas, a constelação de Lobo(Lupus) e no extremo a de Hidra (Hydra).
• Abaixo se vê a Cruz do Sul (Crux) sem dúvida alguma, na esquerda aparece o quadrado ligeiramente inclinado da constelação de Centauro (Centaurus).
• Do lado esquerdo do manto da Virgem se vê as constelações do norte:
• No ombro, um fragmento das estrelas da constelação deBoyero (Bootes), abaixo e na esquerda a constelação Osa Mayor (Ursa Maior).
Em volta e na direita, Berenice (Coma Berenices), abaixo,Lebreles (Canes Venatici), e à esquerda Thuban, que é a estrela mais brilhante da constelação de Dragón (Draco).
• Abaixo das duas estrelas, (que todavia formam parte da Ursa Maior), se percebe outro par de estrelas da constelação de Cochero (Auriga) e à oeste, abaixo, 3 estrelas de Touro (Taurus).
• Desta maneira, ficam identificadas na sua totalidade e no seu lugar, um pouco comprimidas, as 46 estrelas mais brilhantes que rodeiam o horizonte do Vale do México.
• 4 estrelas que formam parte da constelação de Ofiuco(Ophiucus).
• Abaixo se observa Libra e na direita, a que parece uma ponta de flecha corresponde ao início de Escorpião(Scorpius).
• No meio, se assinala duas, a constelação de Lobo(Lupus) e no extremo a de Hidra (Hydra).
• Abaixo se vê a Cruz do Sul (Crux) sem dúvida alguma, na esquerda aparece o quadrado ligeiramente inclinado da constelação de Centauro (Centaurus).
• Do lado esquerdo do manto da Virgem se vê as constelações do norte:
• No ombro, um fragmento das estrelas da constelação deBoyero (Bootes), abaixo e na esquerda a constelação Osa Mayor (Ursa Maior).
Em volta e na direita, Berenice (Coma Berenices), abaixo,Lebreles (Canes Venatici), e à esquerda Thuban, que é a estrela mais brilhante da constelação de Dragón (Draco).
• Abaixo das duas estrelas, (que todavia formam parte da Ursa Maior), se percebe outro par de estrelas da constelação de Cochero (Auriga) e à oeste, abaixo, 3 estrelas de Touro (Taurus).
• Desta maneira, ficam identificadas na sua totalidade e no seu lugar, um pouco comprimidas, as 46 estrelas mais brilhantes que rodeiam o horizonte do Vale do México.
Informações
mais precisas e detalhadas podem ser acessadas no site do Centro Latino
Americano de Parapsicologia, CLAP.[3]
A Virgem que esmagou e extirpou a
"serpente de pedra"
Convém
ressaltar sobretudo o significado do nome pelo qual a Santíssima
Virgem apresentou-Se ao índio Juan Diego, por ocasião de Sua aparição em 1531.
Comunicando-se
no idioma náuatle, a língua asteca, o nome Guadalupe assume o seguinte
significado: "Perfeitíssima Virgem, Santa Maria, que subjugará, esmagará e
extirpará a serpente de pedra".[4]
A
"serpente de pedra" refere-se à temida serpente emplumada, a
divindade Quetzalcoatl, o mais monstruoso de todos os deuses astecas a
quem eram oferecidos vinte mil sacrifícios humanos por ano. Portanto, uma
divindade pagã, ou seja, um espírito decaído que subjuga almas e consciências.
Convém
refletirmos que nos dias de hoje, em que a humanidade se afasta a passos largos
de Cristo e da verdadeira religião, a divindade Quetzalcoatl é
grandemente reverenciada e cultuada por inúmeros grupos esotéricos e ocultistas
que promovem areligião planetária da "nova era".
Para
esses grupos esotéricos e ocultistas, Quetzalcoatl é apresentada
astutamente como símbolo das energias telúricas que ascendem, daí a sua
representação como uma serpente emplumada. Neste sentido doutrinário herético,
essa energia representa a vida, a abundância da vegetação, o alimento físico e
espiritual para o povo que a cultua ou o indivíduo que tenta uma ascese
místico-espiritual-gnóstica.
Facilmente
o adepto da "nova era" se enreda por essas práticas acreditando na
possibilidade de uma pseudo ascese espiritual. Mas, na verdade,
ele apenas se predispõe livremente a entrar sutilmente em sintonia com a
"antiga serpente", Satanás.
O
que rasteja na terra não pode conduzir a alma ao céu.
(Cf. .- A
queda dos anjos, segundo o magistério da Igreja Católica e o ensinamento
secreto iluminista).
Entendendo o sinal do céu,
repentinamente cessaram os sacrifícios humanos e 8 milhões de astecas abraçaram a Fé católica
No
ano 2002, o arqueólogo do governo mexicano João AlbertoRomám Berreleza anunciou
os resultados de exames forenses aos ossos de 42 meninos, em sua maioria
meninos de aproximadamente seis anos, sacrificados durante uma festa no templo
maior da Cidade de México, o principal centro religioso asteca. Todos
compartiam uma caraterística: cáries avançadas, abscessos ou infecções ósseas
suficientemente dolorosas como para fazê-los chorar. "Considerava-se um
presságio propício que chorassem muito no momento do sacrifício" precisou RomámBerreleza.
O
historiador nativo mexicano do século 16, Ixtlilxochitl estimava que
um de cada cinco meninos no México foi sacrificado.
Na
verdade, os astecas, ao receberem a mensagem de Maria Santíssima, consideraram
isso uma ordem divina proveniente dos reinos invisíveis e o sacrifício humano
cessou de modo repentino.
É
fato histórico que em 1539, mais de oito milhões de astecas tinham abraçado a
Fé católica, como consequência direta da imagem sagrada que fora estampada por
Maria Santíssima na tilmade Juan Diego.
Com
esta incontestável aparição, a Virgem de Guadalupe transformou radicalmente as
histórias secular e religiosa do México.[5]
E
também a história das Américas.
[1] "Católicos
Perguntam" - Estêvão Tavares Bettencourt, OSB — Ed. "O Mensageiro de
Santo Antônio", 1997.
[2] Tönsmann José Aste. El Secreto de sus Ojos: Estudio de los Ojos de la Virgende
Guadalupe. México: Tercer Milenio S.A., 1999.
[3] Centro
Latino-Americano de Parapsicologia, CLAP. Quem é Nossa Senhora
de Guadalupe?.http://www.clap.org.br/artigos/guadalupe/g_quemens.asp
acesso em 14/01/2009.
acesso em 14/01/2009.
[4] SWANN, Ingo. As
grandes aparições de Maria. pp. 50-51. (Cf. The Wonder of
Guadalupe. rockford, III., TAN Books
and Publishers, 1981). Our Lady of Guadalupe, Patroness of the
Americas - http://www.sancta.org/ -acesso em 09/06/08.
[5] SWANN, Ingo. As
grandes aparições de Maria. pp. 50-51. (Cf. The Wonder of
Guadalupe. rockford, III., TAN Books and Publishers, 1981). Our
Lady of Guadalupe, Patroness of the Americas - http://www.sancta.org/ -acesso em 09/06/08.
Fonte:
11.-
MENSAGEM DE MARIA SANTÍSSIMA EM GUADALUPE, MÉXICO (1531)
Mensagens de Maria Santíssima e o último embate entre Igreja x anti-Igreja
http://www.mensagensdemaria.org/VerMensagensDeMaria.php?codigo_artigo=16
Mensagens de Maria Santíssima e o último embate entre Igreja x anti-Igreja
http://www.mensagensdemaria.org/VerMensagensDeMaria.php?codigo_artigo=16
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