Santificado
seja Vosso nome
27. — Este
é o primeiro pedido, no qual pedimos que o nome de Deus seja manifestado em nós
e por nós proclamado. Ora, o nome de Deus é antes de tudo, admirável, porque em
todas as criaturas opera obras maravilhosas. O Senhor declara no Evangelho (Mc
16,17): Em meu nome, expulsarão os demônios, falarão novas línguas, e se beberem
algum veneno mortal, este não lhes fará mal algum.
28. — Em
segundo lugar, o nome de Deus é amável. «Não existe debaixo do céu, diz São
Pedro (At 4, 12) nenhum outro nome, entre os que foram dados aos homens, que possa
salvar-nos». E a salvação deve ser buscada por todos. Santo Inácio dá-nos o
exemplo do quanto devemos amar o nome de Cristo. Quando o imperador Trajano exigiu
que ele negasse o nome de Cristo,Santo Inácio respondeu:
«Não
podereis arrancá-lo de minha boca». O tirano ameaçou cortar-lhe a cabeça e
assim tirar o nome de Cristo de seus lábios; replicou o bem-aventurado: «Não o
arrancarás jamais de meu coração, pois é lá que está gravado, por isto não
posso deixar de invocá-lo». Ouvindo estas palavras, Trajano, desejoso de
verificar-lhes a exatidão, mandou cortar a cabeça do servidor de Deus e
extrair-lhe o coração. E no coração encontrou gravado, com letras de ouro o
nome de Cristo. O santo possuía este nome como um selo em seu coração.
29. — Em
terceiro lugar, o nome de Deus é venerável. O Apóstolo afirma (Fp 2, 10): Que
ao nome de Jesus se dobrem todo joelho no céu, na terra e nos infernos; no céu,
no mundo dos anjos e bem-aventurados; na terra, tanto os homens, que querem a
glória celeste, como os que, por temerem o castigo,buscam evitá-lo;nos
infernos,no mundo dos danados, que estes se prostrem com temor diante de Jesus
Cristo.
30. — Em
quarto lugar, o nome de Deus é inexprimível, no sentido de que nenhuma língua é
capaz de exprimir toda a sua riqueza. Tenta-se, no entanto, explicá-la pelas criaturas.
Assim, dá-se a Deus o nome de rochedo, por causa de sua firmeza. E notemos que
se o Senhor deu a Simão, futuro fundamento da Igreja, o nome de Pedra (Mc 3,
16) foi precisamente porque sua fé, na divindade de Jesus, (cf. Mt 16, 18)
devia fazê-lo participar de sua firmeza divina.
Designa-se
Deus também pelo nome de fogo, em razão de sua virtude purificadora. Assim como
o fogo purifica os metais, Deus purifica o coração dos pecadores. Assim está no
Deuteronômio (4, 24): Vosso Deus é um fogo que consome.
Deus é
também chamado luz, por causa de sua capacidade de iluminar. Como a luz ilumina
as trevas, Deus ilumina as trevas do espírito. O Salmista, em sua oração, diz
ao Senhor (17, 29): Meu Deus, iluminai as minhas trevas.
31. —
Pedimos então que este nome seja manifestado, conhecido e tido por santo. A
palavra santo tem três significações:
Primeiramente,
santo que dizer firme, sólido, inabalável. Assim, todos os Bem aventurados que
habitam os céus são chamados santos, porque se tornaram,pela felicidade eterna,
inabaláveis. Neste sentido não há santos neste mundo, porque os homens estão,
aqui, em constante movimento. «Senhor, dizia Santo Agostinho, afastei-me de vós
e andei errante; afastei-me de vossa estabilidade.»
32. —
Santo, em segundo lugar, significa: o que não é terrestre. Por isto, os santos
que vivem no céu não têm afeição alguma pelas coisas terrestres. Tenho tudo em
conta de imundices, para ganhar a Cristo, dizia São Paulo (Fp 3, 8). Pela
palavra terra, designam-se os pecadores.
Primeiro
porque, se não é cultivada,germinam nela
espinhos e cardos, como está escrito no Gênesis (3, 8). Assim, também a
alma do pecador, se não é cultivada pela graça, só produzirá os espinhos e os
cardos do pecado.
Segundo, a
terra é obscura e opaca, símbolo dos pecadores. Diz o Gênesis (1, 2): As trevas
cobriram a face do abismo.
Terceiro, a
terra, se não é aglutinada pela água, divide-se, desagrega-se, pulveriza-se,
torna-se seca, pois o Senhor estabeleceu a terra sobre as águas, como diz o Salmista
(Sl 135, 6): Deus firmou a terra sobre as águas. Assim a umidade da água
remedeia a aridez da terra. A alma do pecador, privada da água, não passa de
uma alma seca e árida, como constata o Salmo 142, 6: Minha alma é como a terra
sem água.
33.-Enfim,santo,em
terceiro lugar,significa «tinto de sangue».Também os santos que estão no céu
são chamados santos, porque estão tintos de sangue, segundo o Apocalipse (7,
14): Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram suas vestes, no
sangue do Cordeiro. Também diz o Apocalipse (1, 5): Jesus Cristo que nos amou e
nos lavou dos nossos pecados, no seu sangue.
Fonte:
Sermões de São Tomás de Aquino, Edição Eletrônica Permanência, 2003
Saiba mais:
Sermões de São Tomás de Aquino – A Oração Dominical Parte 5 (Seja feita a Vossa vontade, assim na terra comono céu)
Sermões de São Tomás de Aquino – A Oração Dominical Parte 6 (O pão nosso de cada dia, nos dai hoje )
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Sermões de São Tomás de Aquino – A Oração Dominical Parte 7 (Perdoai as nossas dividas, assim como perdoamos os nossos devedores)
Sermões de São Tomás de Aquino - A Oração Dominical Parte 8 (E não nos deixeis cair em tentação)
Sermões de São Tomás de Aquino - A Oração Dominical Parte 9 - Final (Mas livrai-nos do mal. Amém)
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