domingo, 21 de outubro de 2012

São Luís Scrosoppi






"Jesus Cristo seja servido na pessoa dos seus pobrezinhos"


Luís nasceu em 4 de agosto de 1804, em Udine, Itália, filho do casal cristão Antonia e Domingos Scrosoppi. Aos doze anos, Luís ingressou no seminário diocesano de Udine e foi ordenado sacerdote quando fez 23 anos. 

Guerras e epidemias assolaram a região desde o inicio do século XIX. Padre Luis e um grupo de senhoras, vendo todas essas dificuldades, se dedicaram a acolher e educar as jovens de Udine e seus arredores. Quando foi preciso, ele não hesitou em pedir esmolas. Sua vida expressou grande confiança na Providência Divina. 

Com essas senhoras, chamadas de "professoras", hábeis no trabalho de costura e de bordado, padre Luís Scrosoppi fundou a Congregação das Irmãs da Providência. Todas as obras feitas por padre Luís refletiram sua opção pelos mais pobres e necessitados. Depois de 1850, na Itália, fatores políticos afetaram obras e organizações religiosas. Uma das conseqüências foi o decreto de supressão da "Casa das Derelitas" e da Congregação dos Padres do Oratório", de Udine. Após uma verdadeira batalha, Luis conseguiu salvar as "Casas", mas não pode impedir o fechamento da Congregação do Oratório. 

Já no fim da vida, padre Luís transferiu a direção de suas obras às irmãs. Suas últimas palavras às irmãs foram "... Caridade! Eis o espírito da vossa família religiosa: salvar as almas e salvá-las com a caridade". Ele morreu no dia 3 de abril de 1884. 

As irmãs da Providência continuam a obra do fundador nos seguintes países: Romênia, Moldávia, Togo, Índia, Bolívia, Brasil, África do Sul, Uruguai e Argentina. 

Padre Luís Scrosoppi foi proclamado santo pelo papa João Paulo II em 2001. Nessa solenidade estava presente um jovem sul-africano que fora curado da Aids, em 1996. Por esse motivo, João Paulo II declarou São Luis Scrosoppi padroeiro dos portadores do vírus da Aids e de todos os doentes incuráveis. O jovem sul-africano que se curou desse vírus entrou para o Oratório de São Felipe Néri, tomando o nome de Luís.

Fonte: www.daaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...