Segundo algumas igrejas protestantes, antes da
grande tribulação descrita no apocalipse, os cristãos da terra desaparecerão.
Serão “arrebatados” por Cristo antes do julgamento final. Para ser mais exato é
uma crença num arrebatamento “Pré-Tribulacionista”. Segundo eles isto
ocorrerá um pouco antes do aparecimento do anti-cristo, e todos os
chamados cristãos fiéis serão levados para o céu e não participarão da grande
tribulação.
As passagens comumente usadas como suporte a essa
doutrina são as seguintes:
“Visto que
guardaste minha recomendação de perseverar, eu te guardarei na hora da prova,
que virá sobre o mundo inteiro, para provar os habitantes da terra .” (Ap 3,10 )
‘Eu vos digo:
nessa noite estarão dois numa cama; um será arrebatado, o outro deixado; haverá
duas mulheres moendo juntas, uma será arrebatada, a outra deixada.” (Lc 17,34-35 )
“Dois homens
estarão num campo: um será levado e outro será deixado; duas mulheres estarão
moendo, uma será levada e outra deixada.” (Mt 24,40-41 )
“Isto vo-lo
dissemos apoiados na palavra do Senhor: nós, que ficarmos vivos até a vinda do
Senhor, não precederemos os mortos; pois o próprio Senhor, ao soar uma ordem, à
voz do arcanjo e ao toque da trombeta divina, descerá do céu; então
ressuscitarão primeiro os cristãos mortos; depois nós, que estivermos vivos,
seremos arrebatados com eles entre as nuvens no ar, ao encontro do Senhor; e
assim estaremos sempre com o Senhor.” (1Ts 4,15-17)
Será que estas passagens realmente dão suporte a
esta doutrina? Analisaremos estas passagens mais adiante, primeiramente vamos
mostrar a impossibilidade de um arrebatamento antes da Tribulação e da vinda de
Cristo para o julgamento. O próprio texto de 1 Ts 4, 15-17, citado por que
defende esta doutrina, já nos mostra que primeiro os mortos terão que
ressuscitar e que somente após isso os que estão vivos irão ser levados por
Cristo.
João diz que:
“Não estranheis isto: chega a hora em que todos
os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. Os que agiram bem
ressuscitarão para viver, os que agiram mal ressuscitarão para ser julgados.” Jo
5,28-29
Ou seja os mortos terão que ressuscitar para
poderem ser julgados e somente após o julgamento irão ao céu ou inferno, ora
como podem os pré-tribulacionistas dizerem que seremos arrebatados antes do
Julgamento Final se os vivos irão ao céu somente após os mortos que serão
julgados?
Continuando no Capítulo 5 de I Ts, veremos que
Paulo está falando de um arrebatamento logo quando Cristo vir e não antes
disso:
“A respeito
da época e do momento, não há necessidade, irmãos, de que vos escrevamos. Pois
vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite.
Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes
sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não
escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, de modo que esse dia vos
surpreenda como um ladrão.” (I Tessalonicenses 5, 1-4)
Ou seja veja Paulo dizendo que os Cristãos verão a
tribulação, como assim afirma Jesus:
“Rogai para
que vossa fuga não seja no inverno, nem em dia de sábado; porque então
a tribulação será tão grande como nunca foi vista, desde o começo do
mundo até o presente, nem jamais será. Se aqueles dias não fossem
abreviados, criatura alguma escaparia; mas por causa dos escolhidos, aqueles
dias serão abreviados.” (Mateus 24,
20-22 )
Por causa dos escolhidos os dias da tribulação serão
diminuídos para que os escolhidos possam se salvar, Jesus não diz que antes da
tribulação os escolhidos seriam salvos, mas que os dias seriam diminuídos para
que após isso eles fossem salvos. Claro que Cristo não abandonará os seus e os
manterá firmes e os apoiará e os salvará da tribulação.
E Lucas completa:
“Os homens
definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra.
As próprias forças dos céus serão abaladas. Então verão o Filho do Homem vir
sobre uma nuvem com grande glória e majestade. Quando começarem a acontecer
estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a
vossa libertação.” (Lucas 21, 26-28)
Aqui Jesus virá depois da tribulação e exorta aos
fiéis a levantar as cabeças, pois o alivio estará próximo, depois da provação e
não antes. Portanto está claro que não existe nenhum arrebatamento da Igreja
fiel antes da tribulação ou todos estes versículos seriam desconexos.
Outro ponto importante de se tocar é que esta
doutrina do arrebatamento pressupõe que haverão três “segundas vindas”
de Jesus. Uma no arrebatamento (supostamente descrita em 1
Ts 4, 15-16), outra no início do reinado de mil anos e outra ainda
no julgamento final. Porém, todas as evidências bíblicas apontam para apenas uma segunda
vinda de Jesus.
“Pois, como o
relâmpago aparece no levante e brilha até o poente, assim será a chegada do
Filho do Homem. Então aparecerá no céu o estandarte do Filho do Homem. Todas as
raças do mundo farão luto e verão o Filho do Homem chegar nas nuvens do céu,
com glória e poder.” (Mt 24,27.30)
“Quando
chegar o Filho do Homem com majestade, acompanhado de todos os seus anjos,
sentará em seu trono de glória.” (Mt 25,31)
“Visto que
todos morrem por Adão, todos recuperarão a vida em Cristo. Cada um por usa vez:
a primícia é Cristo; depois, quando ele voltar, os cristãos.” (1Cor 15,22-23)
“Irmãos, pela
vinda do Senhor nosso Jesus Cristo e nossa reunião com ele…Então se revelará o
iníquo, que será destruído pelo Senhor Jesus com o sopro de sua boca e anulará
com a manifestação de sua vinda.” (2 Ts 2,1.8)
“Eu te
recomendo que conserves o mandamento sem mancha nem repreensão, até que apareça
o Senhor nosso Jesus Cristo.” (1Tm 6,14: )
“Esperando a
promessa feliz e a manifestação da glória do nosso grande Deus e do nosso
Salvador Jesus Cristo." (Tt 2,13)
"Irmãos,
tende paciência até que venha o Senhor. Prestai atenção no lavrador, como
espera com paciência até receber as primeiras chuvas e as tardias, com a
esperança do valioso fruto da terra.” (Tg 5, 7)
“O dia do
Senhor chegará como um ladrão. Então o céu desaparecerá com estrondo, os
elementos se desfarão em chamas, a terra com suas obras ficarão em chamas, a
terra com suas obras ficará evidente.” (2 Pd 3, 10)
“Assim, pois,
vigiai, porque não sabeis o dia em que chegará o vosso Senhor.” (Mt 24,42)
“Homens da
Galiléia, que fazeis aí olhando o céu? Este Jesus que vos foi arrebatado para o
céu, virá como o vistes partir para o céu.” (
At 1,1)
At 1,1)
Todas estas passagens tratam da vinda de Jesus
apenas no singular, por estas passagens vemos que Jesus virá apenas uma
vez. Alguns dizem que não se tratam de 3 segundas vindas e justificam
dizendo que no arrebatamento Jesus virá e não tocará o chão, fundamentando se
novamente em 1 Ts 4, e só depois da tribulação que seria a então esperada 2ª
vinda para reinar mil anos e já estando aqui na terra no final dos mil anos
julgaria os vivos e os mortos.
Tão sem fundamento é esta doutrina que seus
próprios adeptos não sabem explicá-la, ora onde se encontram nas sagradas
escrituras estas duas vindas, uma sem tocar o chão e a outra tocando o chão,
então seriam pelos menos 2 não? Paulo fala que Jesus virá para julgar os vivos
e os mortos logo e não para reinar mil anos e depois julgar (cf. 2 Tm 4, 1).
Outro ponto a se tratar é que esta doutrina também
sugere que partes da humanidade serão ressuscitadas em momentos diferentes.
Partes das pessoas ressuscitarão para serem arrebatadas antes da tribulação e
outras ressuscitarão no ultimo dia.
Vejamos por que segundo as escrituras isto é impossível:
Vamos ler novamente 1Ts 4,15-17:
“Isto vo-lo dissemos apoiados na palavra do
Senhor: nós, que ficarmos vivos até a vinda do Senhor, não precederemos
os mortos; pois o próprio Senhor, ao soar uma ordem, à voz do arcanjo
e ao toque da trombeta divina, descerá do céu; então ressuscitarão
primeiro os cristãos mortos; depois nós, que estivermos vivos, seremos
arrebatados com eles entre as nuvens no ar, ao encontro do Senhor; e assim
estaremos sempre com o Senhor.”
E agora João 6, 40
“Esta é a
vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê,
tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”
Em João Jesus diz que ressuscitará o justo no
último dia e não antes da tribulação, sendo 1 Ts 4, 15-17 uma prova do
arrebatamento Pré-Tribulacionista, teríamos então 2 ressurreições ou então uma
passagem entra em contradição com a outra, seja qual for a desculpa são erros
que comprometem a lógica das escrituras.
Jesus nunca disse “eu o ressuscitarei antes da
tribulação ou antes ou após mil anos”. Não, Ele disse que nos ressuscitará no
último dia.
Alguns usam Ap 20, 5-6 para dizer
que haverão 2 ressurreições, porém Santo Agostinho, no século 4, nos deu a
correta interpretação desta primeira ressurreição, que se refere ao renascimento
pelo batismo ou o “nascer de novo” como descreve Jesus em sua conversa
com Nicodemos em Jo 3,1-8, e Paulo em Rm 6, 4:
“Fomos, pois,
sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu
dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida
nova.”
Vamos analisar agora as outras passagens que
citamos no início da matéria que os defensores desta doutrina usam para
justificá-la e ver que de modo algum elas se referem a estas doutrinas,
primeiro vamos a Lc 17,34-35 que diz:
“ Eu vos digo: nessa noite estarão dois
numa cama; um será arrebatado, o outro deixado; haverá duas mulheres moendo
juntas, uma será arrebatada, a outra deixada.”
Este versículo seria uma grande prova de um
arrebatamento Pré-Tribulacionista onde os eleitos iriam para o céu e os outros
seriam deixados, porém olhando todo o contexto como diz a expressão “olhe
o texto no contexto para não virar pretexto” veremos que este versículo nada
mais fala do que a arrebatamento depois da vinda de Cristo sendo portanto um
versículo que é contra um pré-arrebatamento, veja:
“Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de
Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam. No dia
em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos
eles. Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem….”
… Lucas 17, 34-35 “Eu vos digo: nessa noite estarão dois
numa cama; um será arrebatado, o outro deixado; haverá duas mulheres moendo
juntas, uma será arrebatada, a outra deixada.” (Lucas 17, 28-30 )
Veja o texto de Lucas nada mais fala do que o
arrebatamento do dia da vinda de Jesus onde os Cristãos serão levados para o
céu e os ímpios deixados, e não antes da grande tribulação. Também Mt 24,40-41
é entendida da mesma forma que Lucas 17, 34-3.5
E agora, Ap 3,10:
“Visto que guardaste minha recomendação de
perseverar, eu te guardarei na hora da prova, que virá sobre o mundo inteiro,
para provar os habitantes da terra.”
Este texto nada mais fala do que a mão de Deus
protegendo os Cristãos durante a tribulação, Deus nos protegerá para que
nenhuma das pragas nos atinja e que sobrevivamos à provação.
CONCLUSÃO
Esta doutrina do arrebatamento não consta das
Escrituras, e foi inventada há pouco mais de duzentos anos, por um inglês
chamado John Nelson Darby (1800-1882), e tornando-se febre entre os
protestantes por causa dos comentários de rodapé da Bíblia de Scofield.
Portanto, é a mais recente linha de interpretação da escatologia bíblica. Esta
tal interpretação já havia sido formulada trezentos anos antes pelo jesuíta
espanhol Franscisco Ribera (1537-1591). Por quase 3 séculos, ficou confinada na
Igreja Católica, até que, em 1826, Samuel R. Maitland (1792-1866), que era
bibliotecário de Canterbury, publicou um panfleto em que promovia a idéia do
jesuita.
Nada tem de bíblica nem tem base na tradição,
portanto mais uma falácia criada por fundamentalismos.
BIBLIOGRAFIA
Bread Of Life Catholic Apologetics Webring.
Apostolado Veritatis Splendor: deixados para trás – a doutrina do arrebatamento .
Disponível em
http://veritatis.com.br/apologetica/protestantismo/883-deixados-para-tras-a-doutrina-do-arrebatamento,
desde 18/03/2011; tradução: Rondinelly Ribeiro Rosa.
Fonte: Apologistas Católicos
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