1 - DOUTRINAS
PARA SEREM SUSTENTAS COM FÉ DIVINA
De fide divina: a palavra de Deus escrita ou transmitida pela Tradição.
Censura: Erro na Fé.
Efeitos da negação: O pecado
mortal diretamente contra a fé.
De fide divina et catholica: a palavra de Deus escrita ou contida na Tradição determinada pela Igreja, seja por Juízo Solene ou por seu Magistério Ordinário Universal, definida para crença como divinamente revelada.
Censura: Heresia.
Efeitos da negação: O pecado
mortal cometido diretamente contra a virtude da fé e, se a heresia é professada
com pertinácia, excomunhão.
De fide divina et catholica
definita: a palavra de Deus escrita ou transmitida pela
Tradição, determinada pela Igreja, por seu Juízo Solene, isto é, seu Magistério
Extraordinário Infalível, por meio de um Concílio Ecumênico ou pelo Romano
Pontífice quando fala Ex Cátedra, definida para crença como divinamente
revelada.
Censura: Heresia.
Efeitos da negação: O pecado
mortal cometido diretamente contra a virtude da fé e, se a heresia é professada
com pertinácia, excomunhão.
Fidei proxima:
verdade presente nas Escrituras e Tradição e sustentada pelo consenso unanime
dos teólogos.
Censura: Erro na fé ou heresia.
Efeitos da negação: O pecado
mortal indiretamente contra a fé.
2 - DOUTRINAS PARA SEREM SUSTENTAS COM FÉ ECLESIÁSTICA
De fide ecclesiastica: verdade não formalmente revelada (ou seja, apenas implícita nas fontes da Revelação: Escrituras e Tradição), mas que o Magistério eclesiástico propõe infalivelmente.
2 - DOUTRINAS PARA SEREM SUSTENTAS COM FÉ ECLESIÁSTICA
De fide ecclesiastica: verdade não formalmente revelada (ou seja, apenas implícita nas fontes da Revelação: Escrituras e Tradição), mas que o Magistério eclesiástico propõe infalivelmente.
Censura: Heresia contra a fé
eclesiástica.
Efeitos da negação: O pecado
mortal diretamente contra a fé, e, se professada publicamente por pertinácia,
excomunhão.
3 - DOUTRINAS PARA SEREM SUSTENTADAS COM UM
ASSENTIMENTO DA VONTADE E INTELIGENCIA
Doctrina catholica: verdade que é ensinada por toda Igreja, mas que não foi proposta infalivelmente (a doutrina de algumas Encíclicas).
Doctrina catholica: verdade que é ensinada por toda Igreja, mas que não foi proposta infalivelmente (a doutrina de algumas Encíclicas).
Censura: Erro na doutrina
católica.
Efeitos da negação: O pecado
mortal contra a fé.
Theologice certa:
verdade que nas escolas teológicas é compreendida como conexa com a Revelação;
de alguma maneira essa conexão pode ser virtual ou pressuposta.
Censura: Erro em teologia.
Efeitos da negação: O pecado
mortal contra a fé.
Doctrina ita tenenda, ut
contraria sit temeraria: verdade proposta pelas
Congregações Romanas, mas no entanto ainda não recebeu especial aprovação do
Papa.
Censura: Doutrina temerária.
Efeitos da negação: O pecado
mortal de desobediência e talvez imprudência.
4 - DOUTRINAS QUE DEVEM SER RESPEITADAS E REVERENCIADAS
Sententia communis, certa in thelogia: sentença considerada pelo consenso comum das escolas de teologia como bem fundamentada.
Censura: falsa em teologia,
temerária ou que injuria as escolas católicas.
Efeitos da negação: Normalmente
o pecado mortal de temeridade.
Sententia pia: doutrina que não é teologicamente exata, mas que comunica bem a piedade e o sentimento dos fiéis.
Sententia pia: doutrina que não é teologicamente exata, mas que comunica bem a piedade e o sentimento dos fiéis.
Censura: escandalosa ou
ofensiva aos ouvidos pios.
Efeitos da negação: Pecado de temeridade
5 - OPINIÕES
ABERTAS AO DEBATE ENTRE ESPECIALISTAS
Sententia communior: opinião que é geralmente favorecida sobre a posição contrária de muitos teólogos.
Sententia probabilis: uma
opinião que não é certa, mas tem um alto grau de probabilidade.
Sententia probabilior: uma opinião que não é certa, mas que é melhor fundamentada que suas contrapartes.
Sententia probabilior: uma opinião que não é certa, mas que é melhor fundamentada que suas contrapartes.
Sententia tuta, sententia
tolerata: uma opinião é fragilmente fundada ou mesmo
completamente falsa, mas que a Igreja, pelo menos até o momento, não considerou
como digna de condenação ou censura.
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Além dessa classificação ser de
uso comum dos teólogos constando nos melhores manuais de teologia, ela teve
dois de seus itens confirmados pelo Papa Pio IX (categorias 1 e 3) em sua carta aos bispos alemães "Tuas Libenter". Neste documento ele chama
atenção aos teólogos católicos para que estes creiam não somente nas doutrinas de
fide (da categoria 1), mas também nos outros ensinamentos e doutrinas
da Igreja (da categoria 3):
“Mas, dado que se trata daquela
submissão com a qual em consciência são vinculados todos os católicos que se
dedicam às ciências de tipo especulativo, para que proporcionem com seus
escritos novos benefícios à Igreja, por este motivo os homens daquela
assembléia devem reconhecer que para os estudiosos católicos não é suficiente
que acolham e honrem os referidos dogmas da Igreja, mas é também necessário que
se submetam quer às decisões de doutrina emanadas pelas Congregações
Pontifícias, quer aos capítulos de doutrina que, por comum e constante consenso
dos católicos, são tidos como verdades teológicas e conclusões de tal modo
certas que as opiniões contrárias a esses pontos de doutrina, também se não
podem ser chamadas heréticas, merecem todavia alguma censura teológica”. - Denzinger-Hünermann, 2879-2880
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