quarta-feira, 29 de agosto de 2012

São Jeronimo: A Virgindade Perpétua de Maria





Carlos Martins Nabeto

Este tratado surgiu por volta do ano 383 dC, quando Jerônimo e Helvídio se encontravam em Roma, no tempo do papa Dâmaso. As únicas informações contemporâneas que se conservam de Helvídio são estas, fornecidas por Jerônimo.

A questão que trouxe este tratado à luz foi: teria a Mãe de Nosso Senhor permanecido virgem após o nascimento de seu Filho? Helvídio afirmava que os Evangelhos mencionando os "irmãos" e "irmãs" do Senhor provavam que Maria teria tido outros filhos, baseando sua opinião nos escritos de Tertuliano e Vitorino.

A conclusão deste ponto de vista é que a virgindade se situa numa posição inferior ao casamento. Jerônimo defende o outro lado, mantendo três proposições contra Helvídio:


José era o suposto marido de Maria, mas não o era de fato;

Os "irmãos" do Senhor eram seus primos (parentes), não irmãos de verdade; e

A virgindade é superior ao estado de casado.

Discurso de Carlos Magno



Sermão de Carlos Magno, pronunciado na grande assembléia de Aix-la-Chapelle, no mês de março de 802.
Sermão do Senhor Carlos, Imperador:
“Ouvi, bem amados irmãos! Fomos enviados aqui para vossa salvação, a fim de vos exortar a seguir exatamente a Lei de Deus e para vos converter na justiça e na misericórdia à obediência das leis desse mundo.

“Exorto-vos primeiramente a crer em um só Deus, Todo Poderoso, Padre, Filho e Espírito Santo; Deus único e verdadeiro, Trindade perfeita, Unidade verdadeira, Criador das coisas visíveis e invisíveis, em quem está nossa salvação, e que é o Autor de todos os bens.

“Crede no Filho de Deus feito homem para a salvação do mundo, nascido da Virgem Maria por obra do Espírito Santo. Crede que por nós sofreu a morte; que, ao terceiro dia, ressuscitou dentre os mortos; que subiu ao Céu, onde está sentado à destra de Deus.

“Crede que virá para julgar os vivos e os mortos, e que dará a cada um segundo suas obras.

“Crede numa só Igreja, ou seja, na sociedade dos bons por todo o universo; e sabei que só estes poderão ser salvos, e que só aos que perseveram até o fim na Fé, na comunhão e na caridade desta Igreja pertence o Reino de Deus. 

domingo, 26 de agosto de 2012

São José de Calazans


Há santos como São José de Calazans que, embora praticando eximiamente as virtudes em grau heróico e sendo amados e respeitados durante a vida, morrem desprezados na própria obra admirável que fundaram. E no caso desse grande Santo, foi ele vítima de uma revolução igualitária, feita por membros de sua própria Ordem, num movimento de luta de classes. Viu, por fim de modo pungente, ser extinto pela mais alta autoridade religiosa da Terra aquilo a que dedicara o melhor de sua existência.
Plinio Maria Solimeo
Foi com surpresa que os habitantes do palácio do nobilíssimo D. Pedro de Urgel, Barão de Peralta de la Sal, na Católica Espanha, viram seu filho de cinco anos, em 1561, correr pela casa armado de um punhal, que havia tirado da panóplia paterna, atrás de algo. Do quê? Indagavam-se.
De nobre estirpe guerreira, o sangue bélico fervia-lhe nas veias. Dotado também de profundo senso religioso, ouvira dizer que o demônio, inimigo dos homens, procurava por toda parte e meios possíveis perdê-los eternamente. Resolvera então, como bom filho de batalhadores, aniquilá-lo. Chegando assim armado ao sótão do imenso edifício onde só havia trastes e coisas fora de uso, viu de repente, de um canto, sair voando negra figura alada – provavelmente um morcego – em espavorida fuga: “Foges, covarde?! Não te atreves a enfrentar minha ira?” interpelou com desprezo o valente campeão de calças curtas.
Esse traço mostra a têmpera de alma desse intrépido soldado de Jesus Cristo, que de diferentes formas muito dano iria causar ao demônio, e que por ele seria perseguido até o fim de sua longa vida.
Coube-lhe a glória de “haver aberto a primeira das escolas gratuitas para meninos do povo”, e é graças a ele que “a religião pode dizer que o ensinamento dos pobres lhe pertence por direito de nascença e de conquista”.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

São Tarcísio




Segundo a tradição, o adolescente Tarcísio foi martirizado por um grupo de malvados, enquanto ele levava a Eucaristia aos cristãos, nos cárceres. O seu martírio deve ter acontecido dia 6 de agosto do ano 258, depois da Missa celebrada pelo Sumo Pontífice Sisto II, ajudado também por Tarcísio, que exercia o cargo de acólito.

A ordem do acólito era reservada aos fiéis que mais de distinguiam pela bondade e pelas virtudes. Este jovem mártir foi incluído no martirológio romano no dia 15 de agosto, e comemorada a morte no cemitério de São Calisto.

domingo, 19 de agosto de 2012

O Grande Milagre de Mugnano: A cura de Paulina Maria Jaricot




A cura de Paulina Jaricot é considerada o grande milagre de Mugnano não só por ter sido declarado um milagre de primeira classe pelo Santo Padre Gregório XVI, como também por ter dado origem à instituição do Ofício e da Festa de Santa Filomena e por ter concorrido para tornar universalmente conhecido o nome da Virgem Mártir.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pio XII abandonou os judeus durante a guerra?



Continuar difundindo a lenda nascida em 1963, contra a verdade histórica, constitui uma mentira e uma difamação; não presta nenhum serviço aos judeus, nem à verdade, nem à história.
“se o Papa tivesse sido mais explícito, Hitler sem dúvida teria massacrado muito mais que 6 milhões de judeus e talvez 10 milhões de católicos” (Grão-Rabino da Dinamarca, sobrevivente do Holocausto)
Pio XII percebeu rapidamente que os protestos contra o nazismo comportariam graves repercussões para as populações e poderiam se revelar como denúncias contraproducentes para os judeus.

Na Holanda, por exemplo, quando o então bispo de Utrecht protestou contra o nazismo, a repressão foi imediata e terrível. Após a carta dos bispos dos Países Baixos condenando “o trato injusto e sem misericórdia reservado aos judeus”, lido nas igrejas em julho de 1942, os nazistas deportaram multidões de judeus e de cristãos, entre eles Edith Stein. A Holanda ostenta, devido a estes protestos, o triste recorde de exterminação da comunidade judaica (85%).
Na Polônia, o arcebispo Sapiéha, de Cracóvia, e outros dois bispos poloneses pediram ao Papa que não publicasse a carta sobre o que estava acontecendo na Polônia, dada a ferocidade das represálias.
Todos os bispos alemães também dissuadiram o Papa de falar fortemente. Hitler vigiava estreitamente a Igreja.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ângela da Cruz (1846-1932)




“Apesar da sua pobreza, desde pequena se habituou a partilhar os bens da sua casa com os mais pobres.”

Nasceu nos arredores de Sevilha em 30 de Janeiro de 1846, tendo sido batizada no dia 2 de Fevereiro seguinte na paróquia de Santa Luzia. Pouco tempo teve de escola, aprendendo a escrever, algumas noções de aritmética e catecismo. Apesar da sua pobreza, desde pequena se habituou a partilhar os bens da sua casa com os mais pobres.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Castidade e Pudor





“O pudor se ordena à castidade, mas não como uma  virtude  distinta  dela,  mas  como  uma  circunstância  especial.  De  fato,  na linguagem  comum,  se  toma  indistintamente  uma  pela  outra”

A castidade é uma virtude que, movida pela caridade, orienta ao bem o impulso procriativo humano, tanto em seus aspectos físicos como afetivos. Implica, pois, para o homem em liberdade, domínio e respeito de si mesmo, assim como caridade e respeito para os outros, que não são vistos como objetos, mas como pessoas. Como é uma virtude, a castidade é uma força espiritual na pessoa, uma inclinação boa, uma facilidade  para  o  bem  próprio  de  sua  honestidade,  e  consequentemente  uma repugnância em relação à luxúria que lhe é contrária.


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Rosário Meditado


São Luiz Maria Grignion de Montfort



BENEFÍCIOS DA RECITAÇÃO DO ROSÁRIO

1º   Os pecados obtêm o perdão; 
2º   As almas sedentas se saciam;
3º   Os que estão atados veem seus laços desfeitos;
4º   Os que choram encontram alegria;
5º   Os que são tentados encontram tranquilidade;
6º   Os pobres são socorridos;
7º   Os religiosos são reformados;
8º   Os ignorantes, instruídos;
9º   Os vivos triunfam da vaidade;
10º E os mortos são aliviados por meio de sufrágios.

CREDO:
1º) Fé na presença de Deus;
2º) Fé no Evangelho;
3º) Fé e obediência ao Papa como Vigário de Jesus Cristo.

Padre Nosso: Unidade de um só Deus, vivo e verdadeiro.
1ª Ave Maria: Em honra do Pai Eterno, que gera seu Filho contemplando-se.
2ª Ave Maria: Em honra do Verbo Eterno, igual ao Pai, que com Ele produz o Espírito Santo.
3ª Ave Maria: Em honra do Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho por via de amor.

domingo, 12 de agosto de 2012

Venerável Maria de Jesus de Ágreda




Sua vivência plena em Jesus e em Maria a mãe dileta que tanto amava foi o que a fez mover os passos de sua tão curta vida.

Nascida em uma numerosa família de onze filhos, sendo ela a mais jovem, não descobrira ainda a vocação na tenra infância, mas a descobriu quando já completara 12 anos. Ao ouvir o chamado do Senhor, buscou muitas congregações, encontrou á Congregação das Irmãs Carmelitas Descalças, e já havia marcado seu ingresso, porém, sua mãe teve uma surpreendente revelação: Jesus á disse que a família deveria transformar sua belíssima casa em um Mosteiro, onde haveriam de ingressar a mãe e as filhas, enquanto o pai e os filhos moços iriam ingressar na Ordem Franciscana.

sábado, 11 de agosto de 2012

Santa Clara de Assis, Luz que iluminou o mundo!



                                                                                         
Luís Carlos Azevedo
                                                                                         
Num Domingo de Ramos, dia 18 de março de 1212, uma jovem, aos dezoito anos de idade, foge da casa de seus pais e se encaminha para a igrejinha da Porciúncula (na atual basílica de Santa Maria dos Anjos), onde São Francisco de Assis e seus Frades, em oração, aguardavam sua chegada.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Efeitos maravilhosos da medalha de São Bento - Curas alcançadas II




Em Montauban,em 1865, uma senhora doente estava sem movimentos, deitada em sua cama havia dois anos e meio, e tudo levava a crer que ficasse paralítica para o resto da vida.
Um dia em que lhe haviam trazido a Sagrada Comunhão, uma Irmã da Caridade, que tinha ido visitá-lo, colocou-lhe com dificuldade a medalha de São Bento entre os dedos, e conseguiu com grandes esforços levar a mão da enferma ao seu peito.

A enferma logo sentiu uma viva comoção em todo o seu ser, começou a transpirar abundantemente, e deixou escapar dos lábios estas palavras: “Estou curada”.
Imediatamente voltou-lhe o movimento aos membros, e ela apressou-se em levantar-se. Desvencilhou-se por si mesma das flanelas que havia tanto tempo a envolviam, e vestiu-se com a roupa que usava antes de cair enferma.

Dirigiu-se, logo no dia seguinte, à igreja, a fim de dar graças a Deus pela cura repentina.


(Livro A história maravilhosa e a eficácia comprovada da Medalha de São Bento, Dom Próspero Guéranger)

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A Maçonaria, que nega o inferno, constitui uma prova da sua existência


Ao ler a Encíclica de Leão XIII Humanum genus, de Abril de 1884 sobre a maçonaria e as obras mais objetivas sobre esta questão não é difícil descortinar o objetivo real que têm em vista.

Depois de a malícia do demônio ter dividido o mundo em dois campos – diz em resumo Leão XIII -, a verdade tem os seus defensores, e também os seus adversários implacáveis. Aí temos as duas cidades opostas de que fala Santo Agostinho: a de Deus, representada pela Igreja de Cristo, com a sua doutrina de salvação eterna; e a de Satã, com a sua revolta contínua contra a doutrina revelada. A luta entre os dois exércitos é perpétua e, desde o fim do século XVII, data do começo da franco-maçonaria, que englobou todas as sociedades secretas, as seitas maçônicas organizaram uma guerra de extermínio contra Deus e contra a Igreja. Têm por fim descristianizar a vida individual, familiar, social, internacional e, para isso, todos os seus membros se tratam como irmãos em toda a superfície do globo. Constituem uma outra igreja: uma associação internacional e secreta.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

São Casemiro Rei



"Melhor aplicação da  nobreza um príncipe não pode fazer, senão servindo aos pobres. Quanto a mim,  maior honra não aspiro, que fazer-me servo do mais pobre"

Casimiro, príncipe da  Polônia e  rei eleito da  Hungria, o terceiro filho do rei Casimiro IV da Polônia e Isabel da Áustria, nasceu em 14 de outubro de  1458. Não só recebeu uma educação primorosíssima de sua santa mãe, mas teve também excelentes mestres que o introduziram  nas  ciências;    entre eles  merece  atenção o célebre Longino,  homem de grande saber e virtude.  O maior prazer de Casimiro era rezar e  estudar e  seu lugar predileto era a Igreja.  "Em parte alguma me sinto tão bem - dizia - como nos degraus  do altar. Tendo para escolher entre a casa, o jogo, a dança e outros  divertimentos,  dispenso-os  todos, se  puder ficar na Igreja".  À santa Missa assistia  Casimiro com  um recolhimento admirável.   Tendo mais idade, levantava-se   durante a noite, para fazer uma visita à Igreja;  se a achava  fechada, ficava de joelhos na porta, em profunda  adoração ao Santíssimo Sacramento.   Terníssima  era  sua devoção à Sagrada  Paixão e Morte  de  Jesus Cristo. Os olhos enchiam-se-lhe de lágrimas, todas as  vezes  que olhava  para o crucificado.  A Maria Santíssima não chamava de outro nome senão o de  "minha  querida Mãe". 


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Por que os cristãos acreditam que Jesus é homem e Deus ao mesmo tempo?




Todos os apóstolos, incluindo São Paulo, são judeus que, em momento algum, pretendiam rejeitar a revelação feita a Israel: Deus é único. Mas eles foram conduzidos a ver Deus em Jesus, sem confundir Jesus com aquele a quem Ele chamava de Pai.

Na afirmação “Jesus é Homem e Deus ao mesmo tempo”, é preciso verificar ambos os termos: verdadeiramente Homem e verdadeiramente Deus. Atualmente, a humanidade de Jesus praticamente não é discutida. Mas sua divindade é colocada em dúvida. Para os que não creem em Deus, parece claro – mas também para os que dizem “creio em um só Deus”, como os judeus e os muçulmanos.

O próprio Jesus foi um judeu piedoso e fundou sua Igreja sobre os 12 apóstolos, todos judeus. Ele nunca contradisse o que está no centro da fé judaica. Mas, progressivamente, foi dando a conhecer aos seus discípulos que Ele era um com Aquele a quem chamava de Pai. Pai, Filho e Espírito Santo são um, pela perfeição de um amor infinito e eterno.

Manual de Indulgencias, Normas e Concessões


"O Papa Paulo VI, na sua imensa e acertada tarefa de complementar o Concílio Ecumênico Vaticano II, publicou a Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina, recordando algumas verdades propostas pelo Magistério da Igreja e pelos Santos Padres. Assim fazendo, deu embasamento doutrinário às indulgências, retirando-as do terreno do devocionismo.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Constituição Apostólica "Indulgentiarum Doctrina", de Paulo VI



CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA

INDULGENTIARUM DOCTRINA

DO PAPA PAULO VI
SOBRE A DOUTRINA DAS INDULGÊNCIAS

PAULO BISPO,
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA

A Transfiguração do Senhor na tradição bizantina



Manuel Nin
Hoje a natureza humana
readquire a sua antiga beleza

A festa da Transfiguração é uma das doze grandes festividades do calendário bizantino, com uma festa vespertina a 5 de Agosto e uma oitava que se conclui no dia 13. Já a partir do belíssimo mosaico do século VI no mosteiro de Santa Catarina do Sinai, a iconografia retoma a narração evangélica com o Senhor  no centro, coberto de luz, Moisés e Elias dos lados e em baixo os três  discípulos: Pedro, Tiago e João que  quase não ousam  olhar a luz deslumbrante.

Onde está Pedro ali está a Igreja




Em 374, depois da morte do ariano Aussêncio, o povo de Milão – com a aprovação do imperador Valentiniano I – elegeu bispo Ambrósio, que tinha sido governador (consularis) da Ligúria e da Emília durante alguns anos, com as funções de administração e o exercício da justiça. Se as facções opostas concordavam com o seu nome, significa que aceitavam a aprovação geral e punham em prática, ele em primeiro lugar, o que mais tarde teria confirmado como juiz competente, isto é, «não agir arbitrariamente ou por interesse pessoal, não preparar antecipamente as decisões, obedecer às leis e examinar as causas serenamente» (Expositio Psalmi CXVIII, 20, 37).

domingo, 5 de agosto de 2012

Beata Imelda Lambertini (1322 - 1333)


Patrona das Primeiras Comunhões



"Eu não sei por que as pessoas que recebem Nosso Senhor não morrem de alegria". 

Imelda Lambertini nasceu na cidade de Bolonha, Itália, no ano de 1322,  num ambiente de muita fé e  piedade. Desde tenra idade, assimilou com especial afeição a primorosa educação recebida. Seu amor a Deus, sua conduta incomum no dia a dia chamava muito a atenção dos pais. Era de fato, uma menina muito especial. Os jogos infantis não lhe agradavam como a oração. Costumava esconder-se nos locais mais ocultos da casa para aplicar-se a ela.  Sua mãe, sempre a encontrava ajoelhada e rezando, quando sentia falta da  filha em casa. 

Ao completar 9 anos de idade a menina pede insistentemente para ingressar no Convento das Irmãs  dominicanas, porém, a Madre superiora de todas as  formas tentou persuadi-la a esperar, pois que a idade ainda não permitia que fosse admitida entre as irmãs do convento. 

sábado, 4 de agosto de 2012

Mensagem de Maria Santíssima em Guadalupe – México (1531)



"Não deixes teu coração perturbado. Não tema esta ou qualquer outra enfermidade, ou angústia. Eu não estou aqui? Quem é tua Mãe? Tu não estás sob minha proteção?"
— Palavras da Santíssima Virgem exortando o índio Juan Diego a revelar Sua mensagem ao Bispo Zumárraga.

Em 1531, a Santíssima Virgem manifestou-se ao pobre índio e lavrador asteca Juan Diego.

Comunicando-se no idioma náuatle, a língua asteca, o nome Guadalupe assume o seguinte significado: "Perfeitíssima Virgem, Santa Maria, que subjugará, esmagará e extirpará a serpente de pedra".

A "serpente de pedra" refere-se à temida serpente emplumada, a divindade Quetzalcoatl, o mais monstruoso de todos os deuses astecas a quem eram oferecidos vinte mil sacrifícios humanos por ano. Portanto, uma divindade pagã, ou seja, a um espírito decaído que subjuga almas e consciências. Exatamente um culto daqueles descritos no Antigo Testamento, condenado pela Revelação Divina.



Infalibilidade das Leis e Disciplinas Universais da Santa Igreja

O termo "universal "se refere ao território onde a lei se aplica (em todos os lugares vs. uma área geográfica limitada), não o rito (latino vs. oriental). (Prümmer, Man. Jus. Can., 4). Muitos Papas através do Magistério Ordinário infalível ensinaram essa infalibilidade negativa da Igreja, e muitos teólogos pre-Vaticano II citam o anátema de Trento (também citado aqui) contra aqueles que dizem que as cerimônias da Igreja Católica são a 'incentivos a impiedade’.

Mensagem ao Sacerdote


Um padre deve ser, ao mesmo tempo, pequeno e grande, de espírito nobre,

como de sangue real, simples e espontâneo como um colono,

um herói no domínio de si, um homem que lutou com Deus,

uma fonte de santificação, um pecador que Deus perdoou,

senhor de seus desejos, um servidor humilde para os tímidos e fracos,

que não se rebaixa diante dos poderosos, mas se curva diante dos pobres,

discípulos de seu senhor,  chefe de seu rebanho,

um mendigo de mãos largamente abertas, um portador de inumeráveis dons,

um homem no campo de batalha, uma mãe para confortar os doentes,

com a sabedoria da idade e a confiança de um menino,

voltado para o alto, os pés na terra,

feito para alegria, experimentado no sofrimento,

longe de toda  inveja, que vê longe,

que fala com franqueza, um inimigo da preguiça,

sempre fiel, tão diferente de mim!



De um manuscrito medieval

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Efeitos maravilhosos da medalha de São Bento - Curas alcançadas I


Nos primeiros dias de julho de 1843, uma senhora que se tratava na estação de águas de Néris foi subitamente atacada por uma forte hemorragia no nariz.

Chamado o médico, ele reconhece a gravidade do caso; mas os remédios que receita para estancar a hemorragia parecem ainda mais avivá-la.

Princesa Isabel, Redentora ou Santa?



Dom Antonio Augusto Dias Duarte

Comecei a escrever esse artigo no dia 14 de novembro de 2011, sabendo que há 90 anos falecia, em Paris, a primeira mulher que governou o Brasil, a princesa Isabel Cristina Leopoldina Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança.

Carta do Santo Padre Leão XIII à Princesa Isabel





À muita amada em Cristo Filha Nossa, Saúde e Benção Apostólica.

As preclaras virtudes que adornam Tua pessoa e as brilhantes demonstrações de singular dedicação que Nos deste a Nós e a esta Sé Apostólica, pareceu-Nos mereceriam sem dúvida um testemunho particular e insigne de Nosso Apreço e paternal afeto para contigo.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Os riscos da filantropia


Controle demográfico e desinformação
 
Há alguns dias, durante um encontro organizado em Londres pela Fundação Bill & Melinda Gates, pelas Nações Unidas e pelo Governo britânico, a esposa do fundador de Microsoft anunciou que nos próximos oito anos gastará 450 milhões de euros para pesquisar novas técnicas de controle demográfico, melhorar a informação sobre a contracepção e disponibilizar serviços e instrumentos nos países mais pobres do planeta, sobretudo na África. Numa entrevista à Cnn, Melinda Gates esclareceu que para ela, católica, oferecer às mulheres um acesso melhor à contracepção é um compromisso a tempo inteiro. E ao jornal «The Guardian» revelou a sua dificuldade como crente, consciente de que os 450 milhões de euros representam um desafio à hierarquia eclesiástica.

Na realidade, a filantropa americana não tem ideias bem claras, confusa como se encontra pela má informação e pelos estereótipos que persistem a este propósito. Acreditar ainda numa Igreja católica que, contrária ao preservativo, deixa morrer mulheres e crianças por intransigência misógina é uma leitura infundada e vulgar.

Come escreveu na Humanae vitae Paulo VI (também a vítima mais evidente deste tipo de deturpação), a Igreja é favorável à regulamentação natural da fertilidade, ou seja, àqueles métodos fundados na escuta das indicações e das mensagens oferecidas pelo corpo. Para demonstrar que não se trata de bizantinismos abstractos, mas de medidas concretas e eficazes, recordamos os cônjuges australianos John e Evelyn Billings, descobridores do método de regulamentação natural da fertilidade, chamado Bom (Billings Ovulation Method): as mulheres podem saber assim se são férteis ou não e, a partir desta realidade, podem escolher o seu comportamento sexual. Um exemplo – desconhecido mas clamoroso – do sucesso doBom foi a sua transferência para a China. Com efeito, o Governo comunista de Pequim  estava muito interessado num método de regulamentação que não custava nada e não prejudicava a saúde da mulher, um método considerado 98% seguro.

Ao lado das infundadas  acusações de fracasso e de resultados escassos, acerca do método Billings ainda hoje subsiste um cepticismo difundido, se não mesmo um sorriso de condescendência por uma descoberta considerada acientífica, pré-científica, primitiva e terrivelmente ingénua. Todas estas acusações são infundadas, e provavelmente difundidas não por acaso.

A questão é que aos olhos de uma certa parte do mundo, o Bom tem uma inconveniente duplo. Antes de tudo, tratando-se de um método simples de compreender e fácil de adoptar, é controlável em autonomia e consciência pelas próprias mulheres, mesmo pelas analfabetas, sem necessidade de qualquer forma de mediação. Mas em segundo lugar – e principalmente – o seu pecado original e imperdoável está no facto de ser um remédio completamente gratuito. Aspecto este que, é evidente, o torna fortemente malquisto pelas indústrias farmacêuticas, que com a contracepção química obtêm, ao contrário, lucros enormes. Como de resto acontecerá graças à filantropia da senhora Gates.

Cada um é livre de fazer beneficência a quem quiser. É-o menos, porém, de se obstinar na desinformação, apresentando as realidades por aquilo que não são. Caso contrário, corre-se o risco de decair (às vezes até de forma ingénua) em políticas como a da Nestlé. Como é tristemente notório, esta multinacional ofereceu astuta e incorrectamente às mulheres africanas leite em pó para os seus recém-nascidos, mediante amostras grátis que duram o tempo necessário para esgotar nas mães o leite natural. Nessa altura, elas são obrigadas a comprá-lo: através de campanhas publicitárias que apresentam a amamentação ao seio como bárbaro e o artificial como moderno e civil; graças também a pressões psicológicas de vários tipos, por obra de misteriosos médicos e enfermeiros, criando assim uma necessidade, em nome da beneficência e em vista do lucro. Não é esta a intenção dos 450 milhões de euros mas, prescindindo contudo das declarações de circunstância, um pouco de informação correcta faria verdadeiramente bem a todas.

Fonte: L’OsservatoreRomano

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Efeitos maravilhosos da medalha de São Bento - Casos de possessão ou obsessão diabólica


Em 1665, em Luxeuil, na França, um jovem possuído pelo maligno era atormentado de modo cruel.

Seus pais já haviam tentado todos os meios a fim de arrancá-lo daquele estado, inutilmente. Afinal, lembraram-se de recorrer à medalha de São Bento. Deram ao rapaz um pouco de água em que tinham mergulhado o objeto sagrado.

Mal o moço levou a bebida aos lábios, eis que o demônio entrou novamente a atormentar sua vítima com tão extraordinário furor, que inspirou terror a todos os presentes. Mas logo o demônio disse, pela boca do possesso, que se sentia dominado por um poder superior, e que sairia do corpo do rapaz às três horas da madrugada.

De fato, saiu à hora que tinha anunciado, e o jovem recuperou paz de alma e saúde de corpo.



O episódio seguinte aconteceu também em Louxeniul na mesma época.

Uma jovem estava dominada pelo espírito maligno de um modo irresistível e sua boca não cessava de proferir palavras obscenas.

Para livrá-la da violência que lhe fazia o demônio, inimigo de toda a virtude, deram-lhe para beber água santificada pelo contacto com a medalha de São Bento: imediatamente cessou a pressão em que vivia, e desde então não mais violou em suas conversas as regras da moral cristã.



(Livro A história maravilhosa e a eficácia comprovada da Medalha de São Bento, Dom Próspero Guéranger)

Batamos com confiança à porta do Senhor


Na audiência geral o Papa fala sobre a oração em santo Afonso Maria de Ligório

O convite a «bater com confiança à porta do Senhor, sabendo que Ele cuida dos seus filhos», foi dirigido pelo Papa aos fiéis que participaram na audiência geral de quarta-feira 1 de Agosto, na praça da Liberdade, em Castel Gandolfo. Retomando os encontros semanais depois da pausa de Verão – a última audiência geral foi realizada a 27 de Junho no Vaticano – o Pontífice dedicou a catequese ao ensinamento de santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, cuja memória litúrgica celebra-se a 1 de Agosto.

Santo entre os mais populares do século XVIII, Afonso é conhecido sobretudo pela sua doutrina acerca do sacramento da penitência – na qual via manifestado «o abraço jubiloso de Deus Pai que na sua misericórdia infinita não se cansa de acolher cada filho arrependido»  –   e pelo seu ensinamento sobre a oração, que ele descrevia como «o meio necessário e seguro para alcançar a salvação e todas as graças das quais temos necessidade».

«Quem reza  salva-se, quem não reza  condena-se!». Ao recordar ao famoso axioma de santo Afonso, o Pontífice realçou que «em todas as situações da vida não se pode deixar de rezar, sobretudo nos momentos de provação e dificuldade». O homem não deve temer  dirigir-se ao Senhor: «Somos convidados – exortou Bento XVI – a não ter medo de recorrer a Ele e   de lhe apresentar com confiança os nossos pedidos, na certeza de que obteremos aquilo de que precisamos».

Mas, perguntou-se o Papa, «o que é deveras necessário  na minha vida?». Mais uma vez a resposta é encontrada em santo Afonso: «A saúde e todas as graças que lhe são essenciais». Com estas palavras, explicou o Pontífice, entende-se «não só a saúde do corpo mas antes de tudo a da alma, que Jesus nos doa». Mais do que qualquer coisa, realçou, «temos necessidade da sua presença libertadora que torna deveras plenamente humana, e portanto cheia de alegria, a nossa existência». Porque só com a humildade da oração e a confiança na sua misericórdia, concluiu, «pode crescer em nós a presença divina que orienta o nosso caminho, o ilumina e torna seguro e sereno, até no meio das dificuldades e perigos».




Fonte: L'Osservatore Romano
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...